Uma operação envolveu cinco agentes do Departamento de Trânsito do Estado e seis Policiais Militares foram acionados para dar apoio, além de uma equipe da Unidade Integrada de Polícia que reforçou o plantão na delegacia de Canaã dos Carajás.
A força-tarefa aconteceu na noite de sexta-feira (14) entre as principais avenidas da cidade, Weyne Cavalcante e Pioneiros. A ação durou cerca de duas horas. “Na oportunidade, a missão foi coibir furtos e roubos de veículos, infrações e crimes de trânsito”, explicou o comandante do Batalhão da PM em Canaã, tenente Guimarães.
Cinquenta e uma motos e 21 carros foram fiscalizados e três condutores acabaram presos por dirigirem alcoolizados. Eles foram submetidos ao teste do bafômetro e levados direto para delegacia, sendo liberados de manhã depois de pagar fiança de dois salários mínimos cada um. Todos vão responder por crime de trânsito.
Leia mais:No ofício emitido pelo Ministério Público de Canaã, o promotor de justiça, Emerson Costa de Oliveira, também solicitou à justiça ordem para que a Secretaria de Trânsito do município estivesse na operação. Na ação de sexta-feira não havia nenhum carro guincho para levar os veículos retidos e nenhum agente de trânsito do município. “Eles levam o ofício na secretaria para dar ciência e às vezes antes de iniciar as operações nós somos comunicados e convidados a participar. Sempre que somos chamados e quando possível a gente participa sim das operações. Na sexta não fomos”, explicou Elielson Santos, chefe de fiscalização da Settran.
Segundo os agentes da Sede do Detran em Belém, as operações vão acontecer por pelo menos 15 dias podendo ser prorrogadas a pedido do Departamento Estadual. (Nyelsen Martins)