Correio de Carajás

Parauapebas terá 35 locais de vacinação no Dia D contra o sarampo

Com o tema ‘Sarampo, vacine e previna-se! ’, Parauapebas terá 35 pontos de vacinação no Dia D, que acontece neste sábado (15), das 8h às 17h. O público alvo são pessoas na faixa etária de 5 a 19 anos. Não há registro de casos na cidade, mas o objetivo é prevenir a doença que estava erradicada no país e gerou um surto em 2019, com oito casos confirmados em Marabá, no sudeste do Pará.    

A diretora de Vigilância e Saúde da Semsa, Michele Ferreira, destaca que a ação é uma intensificação da vacinação que teve início na segunda-feira (10) e prossegue até 13 de março. Michele cita ainda que “qualquer pessoa, com exceções de gestante, pessoas acima de 60 anos, e abaixo de seis meses de idade, podem vacinar”.

Quem tomar a primeira dose precisa retornar aos postos de saúde 30 dias depois para se submeter à segunda medicação. Para quem já foi vacinado e tem comprovação na carteira não há necessidade de novas doses.

Leia mais:

Michele cita que em 2019 houve casos suspeitos do Sarampo em Parauapebas. “A gente investigou, fez um bloqueio vacinal nos vizinhos também, mas não houve a confirmação dos casos”, por isso, a importância do alerta na prevenção. 

Os locais de vacinação incluem o Hospital Geral de Parauapebas (HGP) e as Unidade Básica de Saúde (UBS): Liberdade 1 e 2, Fortaleza, Da Paz, Guanabara, Palmares 1 e 2, Rio Verde, Novo Brasil, Minérios, Casas Populares, Altamira e Jardim Canadá, Vila Paulo Fonteles, Cedere e Vila Sansão.

A ação também será realizada nas escolas Antônio Matos, Mário Lago, Irmã Laura, Pingo de Gente, Associação Nova Vitória, Milton Martins, Terezinha de Jesus, Dorothy Stang Fernando Pessoa, Nelson Mandela, Eunice Moreira, Novo Horizonte, Eurides Santana, Carlos Drumond, Dona Rosa, Josias Leão, João Prudêncio e Faruk Salmen.

Causa do Sarampo

O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso. Sendo transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.

Sintomas

Os sintomas se manifestam entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus e incluem coriza, tosse, infecção nos olhos, erupção cutânea e febre alta. Geralmente, começa como manchas vermelhas planas que aparecem no rosto na linha do cabelo e se espalham. (Theíza Cristhine)