Esta semana, o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), tenente-coronel Dayvid Lima, participou da reunião na sede da Defesa Civil de Marabá, com os órgãos municipais, estaduais e federais. O objetivo da reunião foi apresentar o plano de contingência das ações preventivas integradas de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a mitigar os impactos na população atingida pela enchente no município.
Segundo o coronel, o plano busca uma atuação de forma articulada, visando a promoção da dignidade da população marabaense e a normalidade social. Ao final do encontro, foi firmado com o coordenador da Defesa Civil em Marabá, Jairo Milhomen, que o 4º Batalhão estará prestando todo apoio na segurança dos abrigos, assegurando as ações da Defesa Civil e dos cidadãos nessa importante missão.
Por enquanto, as águas do Rio Tocantins ainda não subiram a ponto de desalojar ou desabrigar muitas famílias, mas este é um fenômeno que – em menor ou maior escala – costuma causar muito transtorno a diversas famílias que moram em áreas de risco em Marabá. Por isso mesmo, é importante ter um plano de contingência de ações preventivas. (Da Redação)
Leia mais: