Passou dos limites
Mobilização de mototaxistas ontem na Marabá Pioneira para pressionar empresa de aplicativo de transporte Mabway que, em tese cria concorrência, descambou para violência, tanto com ameaças, quanto com agressões físicas.
Inaceitável
Leia mais:Sobrou até para a equipe da TV Correio (SBT), que filmou frontalmente o momento em que sete dos mototaxistas agrediram fisicamente Robson, da Mabway. Os mesmos agressores tentaram tomar a câmera das mãos do cinegrafista e, ao não conseguirem exigiram a fita com a gravação, ao que não foram atendidos. Em última tentativa, igualmente inaceitável e grave, ameaçaram o repórter advertindo para que as imagens não sejam divulgadas.
Inaceitável II
Não é de hoje que situações envolvendo a categoria de mototaxistas, os que são registrados pelo DMTU e contam com uma permissão do Município para o serviço descambam para violência, ameaças e outros. Já passou da hora dos homens de bem desta categoria, os que trabalham seriamente, passem a expurgar os poucos membros que agem como bandidos e que, usando coletes, promovem o enfraquecimento da classe.
Abuso de autoridade
O Programa Observadores deste domingo (26/1) discute as mudanças implementadas pela Lei de Abuso de Autoridade e sua aplicação. O jornalista Patrick Roberto recebe o delegado Thiago Carneiro, superintendente de Polícia do Sudeste do Pará e o advogado Ricardo Moura, especialista em Direito Penal. O Observadores começa às 9 horas da manhã na TV Correio (SBT), Canal 26.1 HD.
Certificação digital
Já está em vigor a obrigatoriedade da certificação digital para as empresas no Pará. O procedimento será necessário para que as instituições possam tramitar processos e protocolo com a utilização de assinatura certificada digitalmente, exclusiva para meios eletrônicos. A Junta Comercial do Pará (Jucepa) estabeleceu um cronograma de implantação que teve início na última segunda-feira (20) e, conforme o tipo de empresa, segue até o dia 17 de fevereiro. A partir desta data, todos os procedimentos na Junta serão feitos digitalmente.
Eletronorte
As usinas hidrelétricas Tucuruí (PA), Coaracy Nunes (AP), Samuel (RO) e Curuá-Una (PA), operadas pela Eletronorte, geraram em 2019 um total de energia elétrica de cerca de 31 milhões de MWh, distribuídos para todo o Brasil por meio do Sistema Interligado Nacional. Além desse benefício direto, seus reservatórios geram renda para os municípios que têm áreas alagadas para a sua formação, a Compensação Financeira pelo Uso dos Recursos Hídricos (CFURH), na forma de pagamento de royalties.
General
Ex-comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva em Marabá, o agora general de Exército, Estevam Cals Theophilo será o novo comandante Militar da Amazônia. Ele sucederá o colega César Augusto Nardi e a posse será no dia 27 de janeiro na sede do CMA, em Manaus. Fato interessante é que o irmão do oficial, general Guilherme Theophilo, também já foi titular do Comando Militar da Amazônia.