Foi lançada na manhã dessa segunda-feira, 13, a campanha “Janeiro Branco”, que reforça os cuidados sobre a saúde mental. A campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Departamento de Educação na Saúde e Humanização.
A programação é voltada para os funcionários da saúde, mas outras ações também serão realizadas para o público em geral ao longo do mês. Na abertura da campanha a psicóloga, Juliana Coimbra, ministrou uma palestra motivacional, com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”.
Entre os dias 15 e 24 de janeiro, a equipe de Humanização realiza uma mobilização em todas as unidades de saúde, com rodas de conversa e palestras para os trabalhadores da saúde, com o objetivo de levar para esses profissionais a importância dos cuidados com a saúde mental.
Leia mais:A programação do “Janeiro Branco”, que usa como símbolo um laço branco, encerra dia 27, com uma ação voltada ao público geral, em local e horário ainda a serem definidos pela organização do evento. A campanha foca a saúde mental, objetivando a prevenção ao adoecimento emocional.
A iniciativa pretende ainda evidenciar a importância de projetos estratégicos, políticas e iniciativas socioculturais, empenhadas em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas do servidor público de Parauapebas. Com isso, despertará a consciência sobre a importância do cuidado com a mente, com estratégias para que o adoecimento mental seja prevenido e combatido em todas as dimensões e espaços que o ser humano ocupa.
O Brasil está no 11º lugar do ranking de países mais ansiosos do mundo: são 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade no País. A campanha “Janeiro Branco” foi criada em 2014, pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão.
O objetivo é chamar atenção para a saúde mental e promover conhecimento e compreensão sobre temas como depressão, ansiedade e fobias. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma a cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida.
Só a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo mundo, além de ser a principal causa de incapacidade. Mesmo assim, ainda de acordo com a OMS, os investimentos dos países no tratamento não correspondem à alta demanda.
Um dos principais focos da campanha — que conta com palestras, rodas de conversa, distribuição de folhetos informativos, entre outras ações em diferentes estados brasileiros — são os jovens. De acordo com os idealizadores, nos últimos três anos o número de atendimentos no SUS a jovens com depressão aumentou 118%.
A escolha do mês de janeiro não é por acaso. Segundo o criador da campanha, o período de fim de ano e início de um novo pode causar ou aumentar a ansiedade pela frustração de não ter cumprido metas ou anseio por mudanças.
Embora seja liderada por psicólogos e outros profissionais da área, a ideia é que, aos poucos, uma cultura da saúde mental seja fortalecida e disseminada na sociedade brasileira, com a quebra de preconceitos sobre o assunto. (Tina Santos)