Período de férias, época que muitas pessoas optam por viajar, mas, para quem é ‘pet lover’ a dúvida é com quem deixar o animal de estimação. Em Parauapebas, uma das opções que está sendo muito procurada são os hotéis específicos para os bichinhos.
A veterinária July Aoyagui é proprietária de um pet shop que oferece estadia aos animais, “a procura é grande, sempre quando tem os períodos de férias ou mesmo feriado”. Mas antes de fazer o check-in o pet passa por uma consulta, “para ver se está sadio, se está com as vacinas em dia. Tem que está tudo certinho, não entra animais doentes ou com vacinas atrasadas”.
A veterinária indica a hospedagem a partir de seis meses de vida do animal, quando termina o período de vacinação, quando a imunidade está maior. “Os filhotes que ainda não tem todas as vacinas até podem ficar, mas, o proprietário fica responsável, porque ele tem risco de pegar alguma virose, não que ele tenha contato com animais doentes. Mas por precaução, por segurança ele tem esse risco, mas a gente acaba aceitando com a autorização do proprietário”, explica July.
Leia mais:Os serviços do hotel incluem banho semanal e passeios na rua, quando solicitado pelo proprietário, que pagam uma taxa extra, para o dono que não abre mão de atendimento vip para o animalzinho, também é oferecido banho de ofurô.
“A alimentação segue a mesma que recebe em casa, a gente tenta manter a mesma rotina. Tem animais que tem medicações diárias, o animal cardíaco, a gente também faz a medicação direitinho”, detalha a veterinária.
Nisly Assunção é dona de três cachorros, dois chow chow e uma mestiça, e sempre deixa os animais no hotel. “Fico tranquila, despreocupada quando estão aqui, sei que estão seguros, eles adoram ficar aqui, já que vem desde pequenos”.
ORIENTAÇÕES PARA QUEM VIAJA
“Os animais sempre que vão viajar, principalmente para outro estado, precisam ter Atestado de Saúde emitido pelo veterinário, as vacinas têm que estar em dia, como as vacinas de virose e raiva. Caso não tenha o Atestado tem o risco de o animal ser apreendido ou o proprietário pode ser multado”, alerta a veterinária.
O animal quando viaja de carro precisa estar dentro da caixa de transporte, ou uma cadeira específica, outra opção é um adaptador para o cinto de segurança. (Theíza Cristhine)