Correio de Carajás

Polícia confirma que não houve fuga no Crama

Delegado de Polícia Civil, Márcio Maio, falou também sobre objetos apreendidos durante a intervenção. (Foto: TV Correio Marabá)

Na manhã desta segunda-feira (6), a Polícia Civil garantiu, em entrevista coletiva à imprensa, que nenhum interno do Centro Regional de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (CRAMA) obteve sucesso na tentativa de fuga ocorrida no último sábado, 4, em Marabá.

Segundo o delegado de Polícia Civil, Márcio Maio, após a rebelião ter sido controlada, foi feita a recontagem dos reclusos e a numeração foi condizente com a do dia anterior, confirmando que ninguém conseguiu fugir. “Além disso, com a prisão de dois elementos que tentaram ajudar na fuga, tivemos acesso aos celulares deles. Isso nos levou até a conclusão de que ninguém fugiu”, explica o delegado.

O delegado falou ainda sobre os objetos apreendidos no CRAMA, após o fim da desarticulação da tentativa de fuga. “Conseguimos apreender oito celulares, uma arma de fogo 380 e meio kg de maconha que já foi encaminhada ao Centro de Perícias Científicas Renato Chaves para os laudos, fazendo parte do inquérito que a PC está instaurando nesta segunda-feira (6) para averiguar todos os crimes do evento”, acrescentou o delegado.

Leia mais:

FAMILIARES EM PÂNICO

Durante todo o domingo, um dia após a tentativa de fuga frustrada e a rebelião, as companheiras e mães permaneceram próximo ao complexo do Crama, na margem da rodovia, para tentar ter informações sobre seus familiares. Porém, elas foram informadas que não poderiam vê-los devido ao regime de intervenção, o que causou revolta de muitas delas.

Familiares dos reclusos tentaram ter acesso ao Crama. (Foto: Reprodução)

Muitas delas relataram ter recebido áudios e vídeos da rebelião dentro do CRAMA através do celular, elas temeram que seus companheiros pudessem sofrer algum tipo de agressão ou retaliação.

REGIME DE INTERVENÇÃO

Na tarde de domingo, dia 5, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Marabá, publicou uma nota informando que esteve presente no CRAMA com uma comissão e receberam a informação de que casa de detenção está em regime de intervenção pelos próximos 60 dias.

A nota diz ainda que a comissão de advogados solicitou à equipe intervencionista que pudessem fazer uma vistoria in loco. O advogado Dr. Arnaldo Ramos, passou pelas instalações prisionais e conversou com os presos, que segundo a nota, “afirmaram não ter havido qualquer agressão por parte dos policiais intervencionistas, quer seja física ou verbal, sendo tratados com urbanidade e dentro da disciplina esperada”. Encerrando a nota, a OAB informou que acompanhará a intervenção através de uma comissão temporária específica para o caso. A nota diz ainda que os familiares dos detentos ficaram cientes de todos os procedimentos. (Zeus Bandeira)

(Foto: Instagram/OAB – Subseção Marabá)