A Polícia Federal deflagrou nesta manhã, terça-feira (17), ação para cumprimento de sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva expedidos pela 2ª Vara Federal de Marabá, tanto no município como na capital, Belém. Uma pessoa já está presa.
Conforme divulgado pela instituição, a operação Tellus Publica, que significa “terras públicas” em latim, tem o objetivo de desarticular um grupo criminoso composto por fazendeiros em Marabá, um deles foragido da Justiça. Não foram divulgados nomes.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, esta pessoa invadiu terras da União Federal e contratou serviço de escolta armada de empresa privada para expulsar moradores do local, com emprego de atos de violência e grave ameaça.
Leia mais:Os investigados podem vir a ser condenados por crimes de invasão de terras públicas federais, associação criminosa, constituição de milícia privada e crimes ambientais. Ao todo, cerca de 30 policiais federais participam da ação. Mais informações ao longo do dia. (Luciana Marschall)