Em entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (9), no gabinete da Presidência, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Marabá (CMM), Pedro Corrêa, falou sobre várias atividades que foram desenvolvidas ao longo deste ano pelo Legislativo. Mas, antes de responder aos questionamentos da imprensa local, Pedro Corrêa agradeceu a parceria de todos os veículos de comunicação.
“Primeiramente agradecemos a imprensa marabaense que sempre prestigiou os trabalhos da Câmara, seja nas sessões ordinárias, sessões solenes ou em reuniões de trabalho. E isso é muito importante para que a sociedade tenha conhecimento das ações desta Casa”, disse.
Entre os avanços, o presidente da Câmara de vereadores destacou o aumento da interação com a comunidade através de projetos como, por exemplo, a Ouvidoria Mirim, além da implantação do painel eletrônico durante as sessões.
Leia mais:“Criamos um estilo de transparência e responsabilidade fiscal e procuramos modernizar a nossa Casa com a criação do painel eletrônico, a transmissão das sessões via Facebook, além das palestras nas escolas, a implantação da Ouvidoria Mirim, que é mais um canal de comunicação importante também para levar adiante esse projeto dos Vereadores Mirins”, explicou.
Em 2019 foram realizadas ao todo, 74 sessões na Câmara Municipal de Marabá, sendo que 60 foram ordinárias, 10 foram solenes, duas especiais e duas extraordinárias. Também foram realizadas quatro audiências públicas e 123 reuniões na sala de comissões. Ações que, segundo Pedro Corrêa, também influenciam na aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), matéria que será votada em segundo turno nesta quarta-feira (11).
“Pela primeira vez a Câmara teve o cuidado de fazer algumas audiências públicas fora da Casa. Nós procuramos estender isso à comunidade, com reuniões realizadas nos três núcleos para ouvir a demanda da sociedade. Foi muito importante essa aproximação da comunidade”.
Entre os projetos de lei apreciados pelos vereadores durante o ano, estão o transporte por aplicativo, a nova ponte sobre o Rio Itacaiúnas: empréstimo da Câmara e a Lei do Cerol. As emendas impositivas aplicadas somam ao todo R$ 410.066,00 e o valor para a Saúde ficou em R$ 205.033,00.
Outras discussões que foram recorrentes no plenário da Câmara em 2019 tratam da nova versão do Hino de Marabá, da solução para a Estrada do Rio Preto, o transporte público e o apoio ao não corte de verbas da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará).
Os números da CMM totalizam ainda 1930 matérias, 1588 requerimentos, 33 anteprojetos, 81 projetos de lei e 195 decretos legislativos. (Fabiane Barbosa)