Neste sábado, dia 16 de novembro, a Igreja Adventista do Sétimo Dia comemora 50 anos desde a realização do primeiro batismo em Marabá, ocorrido em 1969, no Rio Tocantins. Um culto de gratidão, a ser realizado amanhã, domingo, na igreja pioneira da cidade, na Velha Marabá, vai celebrar o Jubileu de Ouro.
Neci Bastos Macedo, que tinha 12 anos quando foi batizada, em 1969, relembra que a primeira conferência evangelística aconteceu no antigo Clube de Mães, na Rua 5 de abril, na Marabá Pioneira, contando com a participação de três pastores: José Lessa, Raimundo Lima e Diógenes Melo. Eles ofereceram um curso sobre “Como deixar de fumar em 5 dias” e depois passaram aos temas bíblicos durante 15 noites. “Havia faixas bastante atrativas convidando as pessoas para estudarem os livros de Daniel e Apocalipse e isso atraiu muita gente, inclusive minha mãe, Luzia Soares Bastos”, conta.
Após a conferência, os membros passaram a se reunir em um prédio em frente ao Clube de Mães. Depois, a congregação mudou para onde hoje funciona a sede da Caixa Econômica Federal, na Marabá Pioneira, até a construção do primeiro templo próprio, na Avenida Getúlio Vargas, 519. Aos poucos, a mensagem adventista foi se espalhando pela cidade, com congregações na Nova Marabá, Cidade Nova e daqui levada para dezenas de municípios das regiões sul e sudeste do Pará. “Nas primeiras décadas, a gente tinha apenas um pastor para atender Marabá e toda a imensa região”, recorda Neci Macedo.
Leia mais:Ela é membro fervorosa e bastante missionária. Levou estudos bíblicos de casa em casa para centenas de pessoas e ajudou, junto com seu esposo Donizete Macedo, a “plantar” igrejas nas folhas 21, 35, bairros Santa Rosa, São Félix e cidades de São Domingos e São João do Araguaia.
Além dela e de sua mãe, há alguns outros pioneiros vivos que participaram do primeiro batismo, como Maria Eden de Souza Santos, Edília do Espírito Santo, Anália Gomes de Souza, Josué Nunes Gomes, Nemésio Mota e Albertina Pereira de Jesus Silva. A programação comemorativa deste domingo, às 19h30, será presidida pelo pastor Kléber Félix Santos, que está à frente da Igreja Central da Marabá Pioneira há dois anos e meio e coordena outras nove congregações na cidade.
A Igreja Adventista é uma das que mais cresceram no município nas últimas décadas. Dos 105 membros que selaram a fé no primeiro batismo, realizado no porto da antiga Fazenda do Vavá Mutran, hoje Bairro Santa Rosa, os fieis se multiplicaram.
O pastor Valmir Barros, secretário da ASPA (Associação Sul do Pará) da Igreja Adventista do Sétimo Dia, observa que sempre houve um crescimento orgânico em Marabá, mas ele foi mais acelerado a partir de 2002, quando foi implantada uma sede regional para coordenar as ações evangelísticas e administrativas da igreja nesta região. “Naquele ano de 2002, havia 4.768 membros, que congregavam em 31 igrejas em Marabá, coordenados por quatro pastores. Hoje, somos 9.806 distribuídos em 80 congregações e continuamos avançando na missão da igreja, que é pregar o evangelho eterno para todas as pessoas”, destaca ele, ressalvando que há sete distritos pastorais, além dos ministros que atuam na ASPA.
Em Marabá, a Igreja Adventista mantém um colégio confessional com mais de 500 alunos, que foi fundado aqui ainda na década de 1970. Ela também promove o desenvolvimento de crianças e adolescente por meio dos clubes de Aventureiros e Desbravadores. Este último, por sinal, realiza um grande acampamento em Marabá nesta semana, congregando cerca de 6.000 membros, oriundos de clubes de várias cidades da região. O evento acontece na sede campestre da Igreja Adventista, na região do Geladinho, com acesso pelo Bairro São Félix Pioneiro.
QUEM SÃO?
Os adventistas do sétimo dia, com mais de 17 milhões de membros no mundo, são membros de uma igreja cristã protestante organizada em 1863 nos Estados Unidos. Sua origem ocorre logo depois do movimento liderado por Guilherme Miller, que ressaltou a necessidade de maior ênfase na pregação sobre a breve volta de Jesus Cristo a esse mundo. A sede sul-americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, responsável pela coordenação administrativa em oito países, registra mais de dois milhões de membros. Há também uma sede na região Norte, em Belém, e a ASPA, em Marabá. (Ulisses Pompeu)
IASD EM NÚMEROS
50 anos em Marabá
9.806 membros ativos
80 congregações no município
07 distritos pastorais