Correio de Carajás

Pará espera imunizar 9,5 milhões de bovinos e bubalinos

Pará espera imunizar 9,5 milhões de bovinos e bubalinos

Segue até o dia 30 de novembro a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa realizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). Bovinos e bubalinos, com idade entre zero e dois anos, devem ser imunizados nos 128 municípios contemplados pela programação.

As exceções são os municípios do arquipélago do Marajó, mais Faro e Terra Santa, no Baixo Amazonas. Após vacinarem os animais, os produtores rurais têm até o dia 15 de dezembro para comprovar a vacinação, no escritório da Adepará em sua cidade.

De acordo com o médico veterinário George Santos, gerente do Programa Estadual de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, a meta é alcançar 100% do rebanho protegido, bem como em propriedades rurais. “O Estado do Pará sempre ultrapassa a meta estipulada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que é de 90% de proteção em animais e propriedades, para áreas livres de febre aftosa com vacinação. Nossos alcances sempre são acima de 98%”, destaca.

Leia mais:

De acordo com a Adepará, as vacinas devem ser adquiridas em estabelecimentos cadastrados pela agência e o produtor deve exigir a nota fiscal. Essa nota fiscal deve ser apresentada pelo produtor na Adepará, para comprovar que vacinou e atualizar o seu cadastro.

Ainda acordo com a Adepará, quem tem animais acima de dois anos também deve efetuar a atualização. Até o final da campanha, a agência espera que por volta de 9,5 milhões de bovinos e bubalinos sejam vacinados, em aproximadamente 103 mil propriedades. Segundo os dados da agência, mais de 60% de todo o rebanho paraense tem idade acima de dois anos.

A Adepará destaca que o Pará tem cerca de 21 milhões de cabeças de gado e a meta é chegar a 2021 com o estado livre de febre aftosa e sem vacinação. “Essa é uma estratégia adotada pelos bons resultados de cobertura vacinal no Estado do Pará durante as campanhas de vacinação, desde a criação da Adepará. Os animais com mais de dois anos já possuem pelo menos quatro vacinações, o que lhes confere alta imunidade, sendo reforçada, anualmente, na etapa de maio (que agrega bovinos e bubalinos de todas as idades)”, detalha o veterinário George Santos. (Tina Santos- com informações da Adepará)