Está tudo pronto para o festejo de São Félix de Valois, padroeiro de Marabá. A data oficial é 20 de novembro – que inclusive é feriado municipal –, mas a programação começa antes, a partir desta sexta-feira, dia 1º. A informação foi repassada pelo padre Ademir Gramelik, vigário geral de Marabá e pároco da Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Um dos objetivos do evento é resgatar a tradição de celebrar o santo padroeiro.
Além da programação religiosa, que é a razão de ser da data, a homenagem ao padroeiro do município tem também uma vasta programação social e esportiva, que envolve barracas de comida, leilões, bingos e a tradicional corrida de São Félix.
Para falar sobre o assunto, padre Ademir esteve no CORREIO acompanhado de membros da comissão organizadora do evento, Antonivan Pereira, Westermack Paixão e Wilson Paixão, o popular “Lapêta”.
Leia mais:De acordo com o padre Ademir Gramelik, nesta sexta começam as visitas nas casas da Marabá Pioneira, programação que segue até o dia 10. E à noite haverá missas nas ruas da Velha Marabá. “É uma maneira de abençoar as casas e tentar resgatar o povo católico para a paróquia, pois alguns se afastaram e estamos tentando fazer essa reevangelização”, disse o padre.
Ainda segundo ele, no dia 10 inicia-se a novena de São Félix, que seguirá até o dia 19. Nesse mesmo período também ocorrem visitas, mas ao comércio da Marabá Pioneira.
Ainda dentro desse período, ocorrerá um grande show no sábado, dia 16, com a cantora Maria do Rosário, e a corrida de São Félix no dia 17, pela manhã, além da missa à noite com o padre Ademir Gramelik.
Ainda no dia 17, além da corrida pela manhã, haverá carreata às 17h com a imagem de São Félix nos três principais núcleos. Antes disso, no dia 15, começa o festejo propriamente dito, com barracas com vendas de comidas típicas e leilões de brindes e prendas após as missas realizadas na igreja de São Félix de Valois.
No dia 20 a programação começa com uma alvorada, às 5h da manhã, e missa à noite, tendo como tema da liturgia o padroeiro do município e também os 40 anos da Diocese de Marabá.
Parte social
Em relação à programação social, os organizadores explicam que haverá três bingos cujas premiações serão uma central de ar, um aparelho televisor de 50 polegadas e uma moto POP. Duas datas já estão definidas para esses bingos. Serão os dias 19 e 20, enquanto a terceira data deve ficar entre os dias 16 e 17. As cartelas já estão à venda na secretaria da paróquia, ao valor de R$ 10.
“O que a gente mais deseja é que toda a comunidade abrace a programação porque é um resgate que estamos fazendo”, disse Antonivan Pereira, lembrando que São Félix de Valois é padroeiro de todo o município e não apenas da Velha Marabá, de modo que toda a comunidade católica deve estar envolvida.
Corrida de São Félix
Em relação à corrida de São Félix, as inscrições começam hoje (31), na secretaria da Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no horário comercial (das 8h às 12h e das 14h às 18h), cujo valor da inscrição é de R$ 20.
Segundo os organizadores, os participantes da corrida serão divididos nas categorias masculino e feminino e subdividido por idade a depender da quantidade de inscritos. Depois da corrida, haverá ainda um café da manhã para toda a comunidade.
O percurso da corrida é de 5 km. Os competidores sairão da praça, da frente da igreja, seguindo pela orla Sebastião Tião Miranda até a Seção Fluvial do Exército, no bairro Santa Rosa, e retornarão pela Avenida Silvino Santis, passando pela Antônio Maia, depois pela 7 de Junho, Lauro Sodré, em seguida pela Barão do Rio Branco, 15 de Novembro, até chegar à Rua 5 de Abril, exatamente em frente à igreja.
Haverá premiação para os primeiros colocados, mas, para tanto, a organização ainda está fechando parcerias, por isso ainda não será possível dizer qual será a premiação. (Chagas Filho)