Os garimpeiros e donos de garimpos mantêm o bloqueio a BR-155, em Eldorado do Carajás, no sudeste do Pará. Eles cobram a presença de representantes do Governo Federal para negociar a liberação de lavra dos garimpos que estão sendo explorados de forma clandestina na região.
Na manhã de hoje, quarta-feira, 30, eles liberaram parte da pista por volta de 6 horas, para passagem de carros de passeio, e depois fecharam novamente. O bloqueio começou na tarde de ontem, terça-feira, 29, no trecho em sentido a Marabá, e não tem prazo para encerrar.
Os manifestantes dizem que se o governo não sentar para conversar também vão bloquear outras rodovias da região, até serem ouvidos. Desde segunda-feira, 28, eles mantêm bloqueio também na PA-279, em Ourilândia do Norte, no sudeste do Estado.
Leia mais:Eles decidiram iniciar o bloqueio das estradas após as operações realizadas pelo Ibama na semana passada, que fecharam diversos garimpos na região. Em vídeo feito na noite de ontem, um dos líderes do movimento pede a outros garimpeiros que se juntem ao movimento, para fortalecer a luta deles pela legalização das áreas de lavra.
Segundo Marcos Roldão Botelho, um dos representantes dos donos de garimpos, as ações realizadas causaram danos a muitos proprietários, que tiveram maquinários apreendidos ou queimados. Ele ressalta que, no seu caso, tem uma licença para explorar, mas ainda assim teve equipamentos destruídos e o garimpo fechado.
“Eles fizeram uma ação, onde colocaram todo mundo no mesmo patamar. Tinha, sim, pessoas fazendo exploração em reserva indígena, mas nossa área não é em terra protegida”, ressaltou. (Tina Santos)