A Comissão Especial Eleitoral suspendeu hoje, quinta-feira, 17, o resultado preliminar para eleição para Conselheiro Tutelar em Parauapebas, para que seja feita a recontagem dos votos. Segundo a comissão, a decisão foi tomada após reuniões com o Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e candidatos, em virtude de erros que ocorreram na sistematização dos sufrágios, durante a apuração no dia 6 deste mês.
De acordo com o edital 012/2019, publicado hoje, a comissão explica que a recontagem vai acontecer no próximo dia 24, de 9h às 13 horas, e das 14h às 17 horas, no auditório da Câmara Municipal de Parauapebas. Ainda segundo o edital, na impossibilidade de concluir a recontagem dentro do horário previsto, o processo será suspenso e retomado no dia seguinte.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (COMDCAP), Aldo Serra, explica que o erro verificado foi porque as urnas não foram lacradas ao final da apuração, como deveriam ter sido. Contudo, ele diz que não houve fraude no processo e afirma que tudo está todo documentado em vídeo, já que a apuração foi filmada em tempo real.
Leia mais:“Nós vamos inclusive exibir esse vídeo durante o processo de recontagem dos votos, mostrando que não houve qualquer alteração na apuração”, adianta Aldo. Com a suspensão do resultado preliminar, que já tinha sido divulgado, o calendário do processo eleitoral foi também alterado. O novo resultado preliminar com os candidatos eleitos será divulgado no dia 29.
Os candidatos terão do dia 30 ao dia 1º de novembro para apresentar recursos contra o resultado. Do dia 4 a 6 de novembro a comissão vai analisar os recursos e fazer a divulgação do resultado. Do dia 7 a 11 os candidatos ainda poderão entrar com recurso junto ao Comdcap. Esses recursos serão analisados nos dias 13 e 14, com resultado divulgado também nessa data.
Vencida essa parte legal, no dia 19 será divulgado o resultado final dos eleitos para conselheiros tutelares de Parauapebas. De 25 a 29, todos os eleitos irão passar por curso de capacitação. No dia 6 de janeiro de 2020, eles serão empossado e vão assumir o cargo, segundo o calendário nacional da eleição da categoria, no dia 10, para um período de dois anos. (Tina Santos – com informações de Ronaldo Modesto)