A Região Norte apresentou irregularidade nas chuvas durante os meses de junho a agosto deste ano 2019, com chuvas acima da média, conforme informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao divulgar o prognóstico climático para Primavera deste ano, iniciada às 04h50 de hoje, 23 de setembro, e que segue até 22 de dezembro, à 01h19.
A exceção deste cenário, entretanto, é justamente o sul do Pará – junto a localidades dos estados de Rondônia e Tocantins –, onde houve redução das chuvas em comparação aos anos anteriores. O órgão destaca que esse fator, aliado às altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, favoreceu a incidência de queimadas, que alcançaram grandes proporções em 2019.
No período de Primavera, destaca o Inmet, os modelos climáticos indicam que a Região Norte deve apresentar forte variabilidade espacial na distribuição de chuvas. Em áreas onde normalmente ocorrem a redução de chuvas, como em Roraima, Amapá, nordeste do Amazonas e meio norte do Pará, a previsão indica probabilidade de chuvas ocorrerem próximas a abaixo da média para o período.
Leia mais:Já na parte centrossul do Amazonas, no sudoeste do Pará e nos estados do Acre e Rondônia, destaca o instituto, haverá possibilidade de chuvas acima da média durante os meses de outubro a dezembro. As temperaturas serão de normal a acima da média. A Primavera é considerada a estação em que as temperaturas da Região Norte ficam mais elevadas. (Luciana Marschall)