O cadastramento biométrico nas Zonas Eleitorais (ZE) de Marabá encerrou no dia 31 de maio e 33.168 eleitores deixaram de comparecer no prazo e tiveram seus títulos cancelados. Mas, ainda há tempo para se regularizar. Basta comparecer ao Cartório Eleitoral portando documento de identificação com foto e um comprovante de residência, além de pagar uma multa no valor de R$ 3,51 por turno de votação, caso tenha faltado.
Segundo o servidor do cartório eleitoral de Marabá, Jocenilson Alves, o cadastramento biométrico segue normalmente no município apesar do número alto de cancelamentos. Seguimos recebendo entre 30 e 40 eleitores no cartório, diariamente. Até 150 dias antes das Eleições 2020, os cidadãos poderão resolver pendencias com a Justiça Eleitoral, como regularizar a situação, justificar a falta, cadastrar a biometria, além de fazer o próprio título de eleitor”, explica.
Em Marabá, nas duas ZEs, há cerca de 661 seções, considerando a zona rural e cerca de 119 locais de votação. Até o mês de maio, havia 156.152 eleitores aptos a votar. Hoje, esse número aumentou para 161.427 eleitores e dos 41.103 que faltavam comparecer nos postos de atendimento, 33.168 tiveram os títulos cancelados e 699 estão suspensos.
Leia mais:Consequências
Os eleitores que tiveram seus títulos cancelados terão complicações na emissão de passaporte, pedido de empréstimos em bancos estatais, além de ficarem impedidos de tomar posse em concursos públicos e, quem tem algum benefício social, como Bolsa Família e Seguro Defeso, corre o risco de perder.
Transferência
Jocenilson Alves complementa que os eleitores que desejam realizar a transferência de seus locais de votação também podem fazer esse serviço no momento do cadastramento biométrico. “Basta levar algum documento que comprove a residência do eleitor naquele município que ele deseja transferir, podendo ser uma conta de energia, ou de água, uma conta em banco, um carnê de uma loja, entre outros”, acrescenta o servidor.
Parauapebas e Canaã
Em Parauapebas também existem duas Zonas Eleitorais, a 106ª e a 75ª, que até agosto deste ano somaram um total de 157.128 eleitores aptos a votar, sendo 93.641 e 63.487, respectivamente. Em Canãa dos Carajás, o Tribunal Superior Eleitoral registrou até agosto deste ano 39.003 eleitores aptos a votar.
Já os eleitores que tiveram seus títulos suspensos ou cancelados nesses municípios ainda podem procurar o cartório para regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral e também realizar o cadastramento biométrico. A regularização poderá ser feita mediante apresentação de documento com foto, comprovante de endereço atual e, para o caso de faltosos no segundo turno, também será necessário o pagamento da multa no valor de R$ 3,51. (Zeus Bandeira e Josseli Carvalho)