Correio de Carajás

FALTAM 4 DIAS: Contagem regressiva para escolha da Miss Marabá

Sete das onze candidatas que vão disputar o concurso Miss Marabá na noite do próximo sábado/ Fotos: Ulisses Pompeu

Onze moças – todas solteiras – estão concorrendo ao desejado posto de Miss Marabá. As escolhidas por Rayta Solares, promotora do evento há 25 anos na cidade, estão dando um retoque final de beleza esta semana e cada uma delas quer ser escolhida pelos jurados para representar Marabá no Miss Pará 2019.

Rayta Solares conta que está à frente do concurso de beleza desde 1992, quando chegou a Marabá e desde então vem fazendo tabelinha com os promotores do Miss Pará. “Desde 1997, quando Herculano Silva assumiu o concurso estadual nós estamos trabalhando juntos e sabemos que o concurso tem dado uma guinada na carreira de muitas jovens”, sustenta.

A primeira Miss Marabá em sua geração, lembra Rayta, foi a bela Ane Sheila, que fez bastante sucesso por aqui. Em 1994 Lucélia Viana representou Marabá e foi eleita Miss Pará, mas como era menor de idade, não poderia participar do Miss Brasil. Com isso, a segunda colocada, de Altamira, foi no lugar dela.

Leia mais:

Em duas décadas e meia de concurso Miss Marabá, Rayta recorda que muitas candidatas daqui tiveram boas colocações no cenário estadual, recordando, inclusive, de Carla Yaghi, que levou três ônibus de torcida para Belém. “Mas o primeiro título só veio em 2016, com a Fablina Paixão. No ano passado, brilhamos novamente com a Ponik Torres”, lembra.

A promoter explica que para concorrer ao Miss Marabá – assim como ao Miss Pará – as candidatas têm de ter pelo menos 19 anos de idade e no máximo 26; tem de cursar faculdade, ter no mínimo 1,70 metro; pelo menos 90 de busto, 60 de cintura e 90 de quadril; não podem ser casadas e nem ter filhos. “Havia três aqui de Marabá que estavam concorrendo, mas descobriram que duas eram casadas e uma tinha filhos e tiveram de abandonar o certame”, lamenta Rayta.

A escolha da Miss Marabá acontece neste sábado, a partir de 22 horas, no Buffet Talher de Prata. Na ocasião, serão escolhidas a Miss Elegância, Miss Simpatia, Miss Fotogenia e Miss Imprensa, durante um jantar que ocorrerá na próxima sexta-feira. “O ingresso para o evento de sábado está muito barato, apenas R$ 20,00.

Elas vão entrar de traje típico, dançarão o carimbo, depois desfila com biquíni e, por último, desfilarão com traje de gala. Mas também haverá perguntas e respostas numa prova intelectual. “Outros municípios fazem apenas um desfile comum, com biquíni e traje de gala”.

No Miss Marabá, as candidatas têm de cumprir uma agenda sociocultural, com participação em programas de TV, entrevistas em rádio, jornal, coquetéis, com a finalidade de se adequarem às exigências do Miss Pará, onde as candidatas ficam confinadas em um hotel por cerca de dez dias.

Nesta quinta-feira chega a Marabá a coordenação do Miss Pará, e na caravana virão ainda prestigiar o evento local as misses de Belém, Santarém, Redenção, Itaituba, Parauapebas e Salinópolis.

Rayta revela que quem for escolhida como Miss Marabá terá inscrição paga automaticamente para o Miss Pará, no valor de R$ 6.000,00. Ela ganha hotel, produção padronizada, jogo de semi-joia, entre outros produtos.

No caso do traje típico, que será levado de Marabá, este ano ele terá o tema do Maraluar, uma das festas culturais mais expressivas da história do município. “Será uma homenagem à festa que encantou nossa cidade e trouxe muitos turistas para cá durante vários anos”, relembra.

Rayta lembra que quem for escolhida para representar Marabá, terá as portas abertas, também, para participar de campanhas publicitárias, atuando como modelo.

EXPERIENTES X NOVATAS

Lorena Gomes, 19 anos, já participou de outros três concursos de beleza na cidade e está otimista para o maior certame do gênero no município. “Já desfilei para várias lojas da cidade e isso nos deixa mais confiantes”, diz.

Geiscisaini de Macedo Carvalho, 21, participou do Rainha Expoama e foi escolhida como Primeira Princesa e do Miss Brasil Globo, em Brasília, tendo ficado em quarto lugar.

Hosana Morais de Almeida, 20 anos, nunca participou de nenhum concurso de beleza, mas está otimista para estrear por cima. Natural de Palmas-TO, mas morando aqui desde pequena, ela quer o título de Miss Marabá para representar a cidade no Miss Pará.

Hellen Cristina Braga Nogueira, 21, também é neófita em concurso de beleza e diz que foi descoberta pelo Instagram. Rayta Solares a convidou e ela foi convidada para apresentar sua beleza no cenário marabaense e tentar o almejado título. “Sempre tive vontade de participar e estou tendo oportunidade pela primeira vez”, disse ela.

Rayta Solares coordena o Miss Marabá há 25 anos

Abaixo, veja os nomes de sete candidatas que vieram à Redação do Jornal nesta segunda-feira, 19, entre as 11 candidatas concorrentes.

PERFIL DAS CANDIDATAS

Nome: Lenicy Mayad Duarte Nóbrega

Idade: 21 anos

Curso: Engenharia civil

Nome: Lorena Gomes Mendes

Idade: 19 anos

Curso: não revelou

Nome: Melinda Jancem da Silva

Idade: 23 anos

Curso: Administração

Nome: Hellem Cristina Braga Nogueira

Idade: 21 anos

Curso: Administração

Nome: Juliana Mendes 

Idade: 24 anos

Curso: Gestão Ambiental

Nome: Geiscisaini de Macedo Carvalho

Idade: 21 anos

Curso: Administração

Nome: Hosana Morais de Almeida

Idade: 20 anos

Curso: Enfermagem

(Ulisses Pompeu)