Marabá está na lista de melhores poemas em mais dois importantes concursos literários do país, com obras de Airton Souza de Oliveira. O texto “Receita sobre os dias de tristezas em nós” foi premiado no tradicionalíssimo 35º Festival Poético – 2019, promovido pelo Sesc de Cornélio Procópio, no Paraná.
De outro lado, Airton Souza também foi um dos vencedores do 3º Concurso de Literatura Abrace, premiação promovida anualmente pelo Instituto Federal de São Paulo – IFSP, que tem como objetivo promover o reconhecimento da criação literária como forma de incentivo à leitura e à produção.
O poeta marabaense ficou em terceiro lugar no prêmio com o poema “Perguntas para angustiar os algozes”. Em primeiro lugar ficou Francirene Gripp de Oliveira, com o poema “Arma Palavra” e a segunda colocação ficou com Daniel Silva Lima, com o poema “Qual rua te diz?”. A cerimônia de premiação será realizada no campus do Instituto Federal de São Paulo, na cidade de São Paulo, durante o evento do Festival de Poesia, Improviso e Slam – FEPIS, no dia 29 de agosto.
Leia mais:O Projeto Abrace um Autor é uma iniciativa criada em 2017, sob a orientação do Prof. Carlos Vinicius Veneziani, e que possuí várias categorias, entre as quais uma interna, exclusivamente para estudantes do IFSP, e uma externa destinada a escritores do país inteiro e as seguintes modalidades: Conto, Crônica e Poesia.
Para Airton, figurar entre os três vencedores de um prêmio nacional de Literatura é importante, por vários motivos, entre eles está o processo de demarcação de Marabá como espaço de criação artística. Mostrando, assim que os espaços considerados periféricos possuem muita produção artística de valor. A isso, somam-se pelo menos duas questões que é a emoção individual, por ter vencido um prêmio organização por uma instituição federal e a emoção coletiva que é o de poder ver o nome de Marabá sendo divulgada positivamente em todo o país.
O AUTOR
Airton Souza é poeta e professor, nascido na década de 1980 em Marabá, junto com a efervescência da exploração do ouro em Serra Pelada. Considera ter iniciado na leitura tardiamente e é o único dos irmãos a possuir o ensino superior. Airton é licenciado em História e pós-graduado em metodologia do ensino de História. Além disso, também é licenciado em Letras – Língua portuguesa, pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
Airton possui uma intensa atividade voltada à promoção do livro e leitura, como realizações de saraus e encontros literários entre escritores e leitores, reconhecidamente um dos maiores ativistas culturais da região. Sua obra conta com 34 livros publicados entre poesia e literatura infanto-juvenil.
Como docente, possui uma forte militância em prol da disseminação do livro, leitura e literatura na região. Sendo um dos organizadores do Sarau da Lua Cheia, do Papo Literário, do Projeto Tocaiúnas, do Projeto Poemando, e realizando oficinas de leituras e escritas literárias.
É membro de diversas academias de letras e instituições literárias, entre elas a ALSSP – Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense, cadeira nº 15, patrono o poeta Max Martins, a Academia de Letras de Marabá – ALMA, na cadeira nº 09, com o patrono o poeta Aziz Mutran Filho, membro correspondente de muitas Academias, entre elas: Academia de Letras de Goiás Velho; Academia de Letras e Artes de Fortaleza e da Academia Imperatrizense de Letras. Fundou junto com outros escritores a Associação dos Escritores do Sul e Sudeste do Pará e foi eleito o primeiro presidente dessa instituição literária. (Karine Sued)