O novo presidente do Rotary Clube de Marabá, Caetano Candido dos Reis Neto, tomou posse para o ano rotário 2019/2020 na última terça-feira, dia 25. Em clima festivo também foi empossado o novo Governador Assistente do Distrito 4720, Francisco Alves de Almeida. O novo lema Rotário é: Rotary – Conecta o Mundo.
De acordo com o novo presidente, ser um rotariano é pertencer a uma rede mundial de pessoas dedicadas à promoção de ações em melhorar a qualidade de vida dos mais necessitados. É não acumular fracassos e sim experiências, é não perder a capacidade de sonhar com um mundo melhor.
“O Rotary nos ensina grandes lições, porque nos desafia a fazer o melhor do que somos capazes. E é esse o desafio que passamos a enfrentar. Embora seja muito prazeroso, não será fácil dirigir um clube de Rotary como o de Marabá, clube do qual fizeram parte companheiros de saudosas memórias e fazem parte excelentes companheiros, líderes natos empolgados em servir”, afirmou.
Leia mais:Caetano é empresário do setor de ensino profissionalizante e de lavanderia. Também acumula a presidência do Conselho de Jovens Empresários (Conjove), que é um braço da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim). Ele agradeceu ao antigo gestor do clube, Marcelo Araújo, pela execução do seu mandato com maestria e com o poder de liderança em prol dos serviços e diversas ações Rotarianas.
Marcelo, por sua vez, um empresário do setor de Educação, também promoveu um discurso emocionado, que levou por escrito, agradecendo aos companheiros pelo apoio a sua gestão, listando alguns desafios que teve de enfrentar, mas comemorando avanços alcançados. Desejou êxito ao seu sucessor, a quem fez elogios e garantiu apoio.
O evento contou com a participação de diversas autoridades, familiares e membros do Rotary. O presidente da Câmara Municipal de Marabá, o vereador Pedro Corrêa Lima, esteve na posse qualidade também de prefeito em exercício, uma vez que o titular, Tião Miranda, estava fora da cidade.
O Rotary
O Rotary é um clube de serviços humanitários à comunidade local e mundial, sem fins lucrativos. Cada célula escolhe e elege os respectivos sócios com base em uma classificação que identifique seu negócio ou profissão, a fim de garantir uma ampla representação comunitária; promovendo o seu objetivo, estimulando a aplicação prática do Ideal de Servir Rotariano.
As ações são voltadas para promover a paz, combater doenças, fornecer água/saneamento em nível global, cuidar da saúde, apoiar a educação e favorecer o desenvolvimento econômico por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas.
Em Marabá e em mais de 35 mil clubes espalhados pelo planeta (em 217 países), contam com mais de 1 milhão e meio de rotarianos. Em nível internacional o Rotary Club está presente em projetos espalhados em todo o mundo, tendo conseguido bastante êxito na campanha para a extermínio da Poliomielite no Brasil e no mundo através da Fundação Rotária. Hoje falta apenas 1% para erradicação total desta doença. (Karine Sued)