Cerca de 45 pessoas participaram do curso de preparação à adoção promovido pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Altamira, entre os dias 12 e 14 de junho. O curso é pré-requisito obrigatório previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA/1990), para qualquer modalidade de adoção.
Aspectos sociais, psicológicos, pedagógicos e jurídicos são alguns dos temas abordados durante a preparação dos futuros pais adotivos. A equipe do Setor Psicossocial e Pedagógico da Vara desenvolveu várias dinâmicas a fim de esclarecer todas as dúvidas. Qualquer pessoa acima dos 18 anos, independente do estado civil, que tem interesse em adotar, pode participar dos cursos preparatórios.
As oficinas e debates foram conduzidas pela psicóloga Sandra Vieira; pelos pedagogos Joselma Fernandes e Rodrigo Kempner; pela assistente social Jane Maranhão; e pelos técnicos do Setor Psicossocial e Pedagógico do Fórum de Altamira. A capacitação ainda contou com a presença do juiz titular da Vara, José Leonardo Pessoa Valença; e das advogadas Jéssica Pacheco e Karem Luz, ambas da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB. (Ascom/TJPA)
Leia mais: