Aliar a disciplina do esporte a boas atitudes no trânsito. Esse foi o objetivo da 1º Corrida Maio Amarelo – Atenção para a vida, promovida pela DMTU (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano), que reuniu mais de 300 participantes logo nas primeiras horas de domingo (26), em frente ao Ginásio da Folha 16, local de partida e chegada da corrida. Foram 5 km de percurso com dois pontos de hidratação e mais um na chegada.
Rogério Matias, coordenador do Departamento da Educação para o Trânsito do DMTU, disse que a corrida ‘bombou’, e a procura foi acima do esperado. “Superou as nossas expectativas, temos dois pontos de hidratação [mais um na chegada], e o Posto Hiroshi Matsuda aberto pronto para atendimento. O clima está favorável e nenhuma intercorrência, nada que atrase. Um sucesso”, comemorou Rogério Matias.
Foi tanto sucesso, que três dias antes de findar o prazo para as inscrições da corrida, já não havia vagas, empresas também procuraram o DMTU querendo participar. Para o coordenador do Departamento de Educação para o Trânsito, a combinação esporte e trânsito tem tudo a ver, uma vez que, a prática esportiva traz disciplina. “Para boas atitudes no trânsito precisamos de boa disciplina. Nós queremos ligar o esporte às boas práticas no trânsito”, esclareceu.
Leia mais:Antes do início da corrida, quem estava na melhor das expectativas era o engenheiro agrônomo Rafael Souza. Ele participa de um grupo de corrida desde 2015, e é fã do esporte. “Desde já agradecemos ao empenho do governo atual, por valorizar o esporte, cultura, todo tipo de interação que a comunidade precisa. É muito importante essa iniciativa, a corrida está muito organizada, bem estruturada. Está de parabéns à prefeitura de Marabá”, enalteceu ele.
O 1º lugar geral masculino foi para Antônio Kenedy de Souza Lima, de 33 anos. Ele veio de Canaã dos Carajás para participar da corrida. “Em primeiro lugar quero agradecer a Deus, por ter me abençoado com mais uma vitória, fui campeão na semana passada também em outra corrida. Há três anos já corro, estou sempre treinando para fazer um bom percurso. Hoje foi um ótimo resultado. Eu gosto muito, estou me esforçando, tentando ser um profissional”, declarou ele, elogiando a organização do evento.
Integrantes do grupo “Mania de correr”, a professora de atletismo da Estação Conhecimento Welina Barroso foi a primeira colocada na categoria geral feminino. Na concepção dela, só de ter participado já valeu, pela socialização entre os atletas. “Participar da corrida que tem como tema o Maio Amarelo, incentivar as pessoas a ter mais atenção no trânsito, principalmente nós atletas que corremos na rua também é muito gratificante. Além de termos atenção com o carro, ele também tem atenção com a gente. Somos atletas e vamos para a rua. Hoje foi uma iniciativa muito boa”, elogiou ela.
Um exemplo de superação que chamou atenção de todos foi o atleta Uber Lima Souza, de 25 anos, ele teve paralisia infantil. “Gostei demais de competir. Parabéns Marabá. Já ganhei 46 medalhas”, disse ele que tem a prática da corrida como aliada, algo que melhora sua vida em tudo, inclusive nas limitações da deficiência.
Primeiro lugar na categoria DMTU, Moises da Silva Arruda, o agente Arruda, considerou a corrida uma iniciativa muito importante. “Foi criada uma categoria nova para incentivar os servidores a ter a prática da atividade física, foi um ponto muito positivo essa corrida. Eu sou jogador de futebol amador, agora estou nessa nova categoria que é a corrida. Estou me adaptando a essa nova modalidade. É uma questão muito positiva”, considerou o agente de trânsito. (Texto: Emilly Coelho – Secom PMM)