O Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves, que abriga o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística, em Marabá, começou a passara por uma reforma e adequação e também ganhou mais cinco novos médicos legistas por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS).
Estes novos profissionais se juntaram a outros dois médicos concursados, perfazendo total de sete legistas, segundo informou Marcelo Salame gerente regional CPC Marabá. Ainda conforme o diretor, apesar do aumento no efetivo, ele tende que o ideal para um IML com o raio de atuação de Marabá seriam pelo menos 15 médicos.
Por outro lado, houve PSS também para motoristas e auxiliares de necropsia, mas apenas para reposição de pessoal, de modo que ainda não foi desta vez que o número de profissionais para este serviço aumentou.
Leia mais:Perguntado sobre qual a perspectiva para mais nomeações de médicos e outros profissionais para o CPC Marabá, Marcelo Salame confirmou que existe um concurso em andamento e em breve novos servidores serão lotados, principalmente peritos criminais, peritos legistas e auxiliares de necropsia.
Questionado sobre a reforma e ampliação das dependências onde funciona a instituição, Marcelo Salame explicou que a empresa vencedora da licitação iniciou reforma e adequação do prédio para atividades periciais, mas não tem como fazer ampliação, porque o espaço físico é reduzido, além de não existir orçamento para isso, neste momento.
Segundo ele, foi iniciada a parte de caixa coletora, para dejetos especialmente da sala de necropsia, além de demolição de parte da antiga edificação e tão logo termine a escavação será iniciada a parte de tubulação, piso e estrutura metálica.
“A expectativa é que a gente possa melhorar o atendimento à população, bem como melhorar também a condição de trabalho dos nossos servidores”, aposta Marcelo, acrescentando que esses dois fatores precisam andar juntos. (Chagas Filho – Com informações de Josseli Carvalho)