Correio de Carajás

Chamonzinho propõe duplicação da PA-275

Uma das mais importantes rodovias do Pará é a PA-275, que liga Parauapebas a Eldorado do Carajás, onde encontra com a BR-155, principal via de entrada e saída do sul e sudeste do Estado. Outro município que essa via beneficia é Curionópolis. O deputado estadual Wenderson Chamon, o Chamonzinho (MDB), propôs esta semana, por meio da moção 313/2019, já aprovada, que o governo duplique a rodovia.

Em plenário, Chamonzinho, que é ex-prefeito de Curionópolis por dois mandatos e tem importante base política na região, justificou a ideia destacando a importância socioeconômica dessa via para o Estado do Pará. “A PA-275 é um tronco viário vital para o Estado, pois permite o acesso às principais regiões mineradoras da província minerária de Carajás, cujas atividades mineradoras de ferro, ouro, cobre e manganês são o forte daquela economia”, diz o texto.

A PA-275 é importante via de ligação da região de Carajás

O parlamentar lembra, ainda, que pelo leito da PA-275 escoa, também, a produção de gêneros alimentícios que abastece aqueles municípios, bem como flui a intensa atividade migratória que caracteriza aquela região, decorrente da atratividade gerada pelos grandes projetos de exploração mineral ali localizados.

Leia mais:

“Além disso, a PA-275 é a mais importante via de acesso para o tráfego nos núcleos urbanos e rurais daqueles municípios. Como via de ‘duplo sentido’ apresenta-se, em vários trechos, com sérios e perigosos problemas de trafegabilidade, fazendo com que constantemente ocorram acidentes, devido ao grande tráfego de veículos, o que deixa explícita a necessidade de sua duplicação”, argumenta.

A Moção é dirigida ao Governo do Pará, por meio da sua Secretaria de Estado de Transportes (SETRAN), que é o órgão que pode adotar tais providências. (Da Redação)