O Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, na Folha 16, recebeu neste domingo (19), a I Etapa do Campeonato Paraense de Karatê Interestilos. Cerca de 200 atletas de 15 entidades de vários municípios participaram do evento.
No raiar do sol, o Ginásio da Folha 16 começou a receber caravanas de várias partes do Estado, atletas ansiosos para alcançarem uma ótima performance na competição e beliscar um lugar no pódio.
Centenas de atletas se aglomeravam com o passar das horas e era cena comum ver atletas de várias academias reunidos e definindo as melhores estratégias para entrar na luta e ganhar.
Leia mais:O momento de maior apreensão sempre era na hora que os árbitros levantavam as placas com as notas. Enquanto atletas tiravam grandes notas, outros garotos, com movimentos tímidos, não conseguiam ir tão bem e até mesmo zeravam sua pontuação.
Um dos pontos altos da competição, sem dúvida, ficou com os pequeninos caratecas que lutaram entre si. Vestida de uma indumentária que os protegiam de lesões dos golpes, a garotada de 5 anos de idade chamou a atenção até mesmo de atletas que competiam em outros tatames.
Familiares e treinadores se esgoelavam, no afã de mostrar o melhor caminho para acertar o seu adversário. Havia sempre um misto de risadas e preocupação com os combates dos lutadores mirins. Ao final das lutas sempre vinham as palavras de consolo, aos que perdiam, e elogios aos triunfantes. Os pequeninos retribuíam com um abraço de quem deu o que o melhor que pôde.
A grande campeã foi a equipe marabaense do Projeto Lipaki, seguida da academia O Punho do Dragão, de Ourilândia do Norte, e Paróquia Jesus Misericordioso, também de Marabá, mostrando que a terra de Francisco Coelho está bem representada na região.
As próximas edições da competição serão realizadas em Dom Eliseu e Parauapebas.