Ao falar na manhã desta sexta-feira, 3, durante o encerramento do I Encontro Regional de Educação em Marabá, o governador Helder Barbalho homologou a lei estadual que cria os programas de Transporte e Alimentação Escolar no Estado do Pará.
Ele anunciou que essa lei vai possibilitar que o Estado repasse uma contribuição financeira aos municípios que realizam o transporte escolar e oferecem a merenda aos estudantes de escolas estaduais.
Helder reconhece que o valor que o governo federal repassa não é suficiente para atender as demandas destes dois segmentos e que, ao longo dos anos, as prefeituras vêm suportando sozinhas esse passivo. “Não é possível que o Estado do Pará continue com a maior evasão escolar do Brasil. Nós precisamos e temos a obrigação de mudar esta realidade. Essa mancha é o resultado lamentável de um conjunto de equívocos que foram feitos no passado e que envolvem desde a merenda escolar até as estruturas físicas dos prédios das escolas, que estão longe de ser um ambiente adequado para quem quer aprender”.
Leia mais:O governador reconheceu que este cenário de escolas em péssimas condições assola os estabelecimentos de ensino do ensino médio nos 38 municípios desta região. “Aqui em Marabá nós temos um exemplo claro, que é o Colégio Gaspar Vianna, que está absolutamente destruído, embora seja uma escola simbólica para o município, além de tantas outras em condições similares. Mas não estamos aqui pra lamentar, mas fomos escolhidos pelo povo para termos pulso de gestão e planejamento. Vamos reestruturar a rede física”.
Para o governador, a realização dos Encontros Regionais de Educação é uma ferramenta estratégica para melhorar a qualidade do ensino. Quero dizer que estou absolutamente entusiasmado de que esta discussão trará uma consolidação do que desejamos fazer. É o momento de nos unimos para criarmos soluções para a educação pública do Estado do Pará.
Com recursos do Banco Panamericano, Helder anunciou que deverão ser reconstruídas e reformadas 84 escolas nos próximos meses. “Fiz questão de estar aqui hoje, neste evento, para prestigiar e reafirmar o nosso compromisso de construir um novo tempo e uma nova estratégia pedagógica que contemple todo o Estado, embora saibamos que há diferença da realidade de uma região para outra.
Helder disse que o Estado pretende criar um novo nível de relacionamento com servidores da educação, de parceria e cumplicidade, para que o espírito de empoderamento de cada servidor seja fortalecido, alcançando a evolução do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
A secretária de estado de Educação, professora Leila Freire, apresentou durante o encontro o cenário educacional brasileiro e paraense. Ela demonstrou preocupação diante da possibilidade de o estado perder o Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDE) e livros didáticos nos próximos quatro anos. Freire também afirmou que é chegada a hora dos educadores inovarem e refletirem sobre que tipo de educação está sendo realizada na escola. Segundo ela, é preciso dar condições, oportunidades e incentivo para que o aluno possa aprender. “Se não tiver ninguém cuidando de tudo isso não haverá aprendizagem”, advertiu. (Ulisses Pompeu)