Correio de Carajás

Padre Peterson já está integrado ao Santuário

Vindo da Paróquia São Pedro e São Paulo, em Canaã dos Carajás, padre Peterson Roberto da Silva assumiu o Santuário Nossa Senhora de Nazaré, em Marabá, no último mês de março. Ordenado diácono e padre desde 2004, há pouco mais de 50 dias ele está à frente da Paróquia que considera ser muito “organizada, tranquila e com boas lideranças leigas”.

Em visita à Redação do CORREIO esta semana, o sacerdote afirmou que no Santuário existem diversas pastorais, movimentos e serviços que são liderados por membros da própria instituição e que aos poucos o estreitamento está sendo feito com a comunidade. “Ainda estou conhecendo a paróquia, as pessoas. A partir desse conhecimento é que nós queremos de fato fazer um trabalho conforme a inspiração que Deus colocar para nós”, afirma.

Padre Perterson conta que, além de ter assumido o Santuário, automaticamente ocupou a direção-geral e a executiva do Círio de Nazaré de Marabá. Assim que chegou na cidade, ele se reuniu com a diretoria da festa para serem apresentados os novos diretores, que foram empossados no último dia 3 de abril, em uma celebração presidida pelo bispo dom Vital Corbellini. “Cada diretor está fazendo sua parte para termos um Círio glorioso como nos anos anteriores”, declara.

Leia mais:

PREPARAÇÃO

Ao CORREIO, com exclusividade, o sacerdote comunicou que possivelmente no dia 2 de junho será realizada a apresentação do cartaz do Círio deste ano, que tem como tema “Rainha da Amazônia: Alegria e Amor na Diocese de Marabá”.

Segundo o padre, o tema foi eleito no ano passado pelos padres da Diocese e o Conselho de Presbíteros. “Este ano teremos um Círio com um tema único em todas as cidades da nossa Diocese de Marabá. Como sabemos, nosso território diocesano é bastante extenso, começa em Goianésia do Pará e vai até Canaã dos Carajás, onde eu estava”, informa.

“O cartaz foi escolhido e aprovado pelos diretores da festa. Ele foi encomendado a um designer para que fizesse de acordo com o tema do Círio. Nossa região celebra dois momentos interessantes. Um é nossa Diocese completando 40 anos e o outro é o Sínodo da Amazônia, que também ocorre neste ano. Foi um pedido do nosso Bispo para que envolvêssemos as duas comemorações”, esclarece.

Pastoral da Comunicação

Com o objetivo de se comunicar com os fiéis através de informativos e redes sociais, foi criada a Pastoral da Comunicação no Santuário. De acordo com o Padre Peterson, além de necessidade de se comunicar entre as pastorais, a Pascom foi formada para integrar os movimentos, as pessoas e o próprio pároco. Dessa forma, a função do grupo é levar todos a anunciarem a mesma palavra que Jesus anunciou.

Atualmente a Pascom conta com 22 membros, que se revezam na produção e publicação de material no Facebook, Instagram e na produção de fotos. “Sempre empenhados na missão que é própria de todos os cristãos, evangelizar”, finaliza o Sacerdote. (Karine Sued)