Correio de Carajás

Ação Beneficente: Leilão de gado da Apae teve boa arrecadação

A organização promoveu um balanço e considerou que o “1º Leilão APAExonado pela Vida” teve sucesso no seu objetivo de arrecadação de fundos para custeio das ações da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Marabá. O balanço indicou um apurado de R$ 131.710,00, já descontadas as despesas. O resultado foi muito comemorado pela entidade e, conforme os pagamentos forem feitos, o recurso vai direto para a Apae, empregado na sua manutenção.

A Apae Marabá, aos trancos e barrancos, luta para manter 545 alunos, que junto com a estrutura da sua sede demandam um custo mensal da ordem de 70 mil a 80 mil reais por mês, entre recursos humanos, manutenção, encargos sociais, transporte e alimentação.

São fonoaudiólogos, fisioterapeutas, educador físico, financeiro, pessoal de secretaria, técnico de saúde bucal, motoristas, serviços gerais, cozinheiros, além de serviços terceirizados para manutenção (autônomos). Hoje essa estrutura conta com apoio da Prefeitura, que cede 70% do pessoal, outros 30% são bancados com as doações que recebe ou os eventos que a entidade organiza.

Leia mais:
Ladeado por Ricardo Guimarães, Winston agradece os produtores que compareceram

“A nossa luta diária é para manter o que temos, com um padrão de qualidade e respeito às pessoas que atendemos. Mas temos uma lista de espera que cresce gradativamente. Não temos como receber mais gente, devido a limitações de espaço físico e número de profissionais reduzido”, diz a diretora Socorro Cavalcante.

De outro lado, ela comemora o resultado do leilão e se diz muito grata a todos os voluntários e incentivadores, que conseguiram levantar um valor muito bem-vindo para o custeio da entidade em 2019. “Foi um grande dia, um evento formidável e só temos a agradecer a todos. Já estamos planejando repetir todos os anos, no mês de abril”, avisa.

LEILÃO

O Leilão APAExonado aconteceu no último dia 28 de maio no Tatersal do Parque de Exposição José Francisco Diamantino. O evento foi aberto com uma palavra do presidente da Apae, o empresário e pecuarista Winston Diamantino. Ele agradeceu a todos os produtores rurais que aceitaram o seu convite para fazer bons negócios e, por tabela, ajudar a instituição. O presidente do Sindicato Rural, Ricardo Guimarães, também esteve presente e deu todo o suporte com a sua diretoria.

Foram leiloados 86 animais e vários outros objetos ganhos, como tortas, quibe cru, roupas, relógios, kit de artesanato, arame, sal proteínado, caixas de picanha, sêmen, óleo diesel, frangos, porca de raça, painel de parede, eletrodoméstico, calcário, galo gigante, vale compra, corte e hidratação de cabelo, além de doações em dinheiro. Tudo por doação.

Um dos animais que foi vendido no leilão de gado

Segundo a Apae, vários voluntários foram importantes, mas o apoio da Friboi, Sindicato dos Produtores Rurais, Grupo Revemar, “É Nóis” Motoclube, voluntários da Contém Amor, OAB, JC Leilões e Zulma Gourmet, foi fundamental. “Tive a iniciativa de fazer o Leilão para reafirmar o compromisso social da JBS para com o Município. Precisamos estar mais integrados as causas que necessitam de apoio da nossa empresa”, disse Marcelo Guimarães Ávila, ao comentar a participação da indústria. (Patrick Roberto)