O programa “Governo Por Todo o Pará” chega ao sudeste paraense nesta terça-feira (2), quando o governador Helder Barbalho instala provisoriamente o Governo do Estado na sede municipal de Marabá, distante 555 km de Belém. Depois de ter tomado posse na cidade, em 1º de janeiro, o gestor retorna para levar parte da estrutura do Estado e realizar inúmeras ações que beneficiarão a população em um momento muito especial, na semana em que Marabá completa 106 anos de emancipação político-administrativa, celebrada no dia 5 de abril.
Para comemorar a data, a Fundação Parápaz promoverá no dia do aniversário de Marabá mais uma Ação Cidadania. Antes, no dia 3 de abril, a Fundação realizará a ação em Parauapebas, outro município que receberá a comitiva estadual, que passará, ainda, por Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Redenção e Tucumã, onde haverá inaugurações e reuniões com representantes de prefeituras e câmaras municipais de todo o sudeste do Pará.
Em Parauapebas, a Ação Cidadania ocorrerá das 8h30 às 17 h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelson Mandela, localizada na Rua C, nº16, Quadra Institucional, 10A, no bairro Tropical. Ali serão ofertados serviços nas áreas de saúde, assistência, cidadania, emprego e renda, como consultas médicas com especialistas, verificação de pressão arterial e teste de glicemia, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, além de emissão de carteira de identidade, palestras sobre a importância da doação de sangue, direito do consumidor e apresentações culturais. As secretarias municipais de Parauapebas ofertarão, dentre outros serviços, emissão de RG, cortes de cabelo e maquiagem.
Leia mais:Em Marabá, a Ação Cidadania ocorrerá no Centro de Convenções e Eventos, das 09 às 17 h. Também serão promovidos serviços nas áreas de saúde, assistência, cidadania, emprego e renda. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fará o recadastramento biométrico; a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) promoverá oficinas de pintura em tecido e agronomia, e o Ideflor-bio (Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado) ensinará a produzir mudas. O Sebrae (Serviço de Brasileiro apoio a Micro e Pequenas Empresas) vai orientar sobre a abertura de pequenos negócios. Haverá, ainda, escovódromo, teatro de fantoches e orientações sobre trânsito seguro.
Nos dois municípios, a Fundação Parápaz conta com o apoio das seguintes instituições para a realização da Ação Cidadania: Secretarias de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Saúde (Sespa), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e de Cultura (Secult), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Ideflor-bio, Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), Polícias Civil e Militar, Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Emater, Defensoria Pública, TRE-PA, Sebrae, Celpa, prefeituras locais e Escola Técnica Vale dos Carajás. (Agência Pará)