O setor de Serviço iniciou este ano com crescimento na geração de Empregos Formais no Estado do Pará, assim como no balanço dos últimos 12 meses, conforme aponta relatório do escritório regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) divulgado nesta segunda-feira, dia 18.
Conforme a entidade, em janeiro de 2019 foi registrado saldo positivo de empregos formais no comparativo entre admitidos e desligados, com crescimento de 0,11%. Foram feitas no setor, em todo o Pará, 7.686 admissões contra 7.382 desligamentos, gerando saldo positivo de 304 postos de trabalhos.
No mesmo período do ano passado, janeiro de 2018, o setor também apresentou saldo positivo de empregos formais, só que maior que observado este ano. Foram feitas naquela oportunidade, 8.017 admissões contra 7.220 desligamentos com a geração de 797 postos de trabalhos.
Leia mais:Ao longo dos últimos 12 meses – entre fevereiro de 2018 e janeiro de 2019 – o saldo também foi positivo, com crescimento de 3,67%. No período analisado, foram feitas 90.428 admissões contra 80.451 desligamentos, gerando saldo positivo de 9.977 postos de trabalhos em todo o Pará.
O estudo sobre a geração de empregos formais no setor foi elaborado e analisado pelo Dieese com base em informações oficiais do Ministério da Economia, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e é parte integrante do projeto do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, parceria entre a entidade e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). (Luciana Marschall)