Uma série de novos processos serão implementados na área fiscal em 2019 e os profissionais que trabalham nessa área precisam estar atentos e preparados para o que vem por aí. De olho nisso, a representação local do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) realizou nesta segunda-feira (25), no SENAI, o Painel Fiscal 2019. O objetivo do evento foi aproximar os profissionais de contabilidade, e também as empresas com os procedimentos do fisco municipal, estadual e federal.
De acordo com o delegado do CRC, Joel Monteiro, o evento é importante para orientar e conscientizar dos processos que serão implementados em 2019. “Dessa forma, todos os entes participativos desse processo de informação ao fisco estarão sempre bem orientados e evitando futuras multas, que ninguém quer isso na sua vida empresarial”, explicou.
Tecnologia
Leia mais:Questionado pela Reportagem do CORREIO sobre a melhora dos serviços prestados, Joel afirmou que a tecnologia foi importante para as mudanças. “O processo de regularização conta hoje com as inovações tecnológicas. Tanto o empresário, o contador e o fisco eles estão cada vez mais evoluídos. Para gerir melhor essas informações, as empresas e os escritórios de contabilidade estão fazendo cada vez mais investimentos em tecnologia. Dessa forma, o controle fica maior e conseguem fazer as arrecadações de forma correta”, informou.
No auditório, aproximadamente 70 pessoas assistiam à abertura da palestra com a nova secretária Regional de Fazenda de Marabá, Lilian Nogueira, nomeada pelo governador Helder Barbalho na última sexta-feira (22), ocasião em que também foi empossado o secretário Regional do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto.
Novo governo
“Esse momento em que temos um governo novo, novas direções, inclusive na secretaria, é o momento de vocês, contadores, porque eu já escutei muitos clamores sobre coisas erradas que tem no portal, que não funcionam. Peço que se reúnam, vejam o que tem de errado para que a gente possa mudar, melhorar, para poder facilitar a vida de vocês”, pediu a secretária.
Para o contador Alcivan Almeida da Silva, é importante ouvir a nova proposta do CRC para a melhoria dos serviços. “Hoje estamos tendo a oportunidade de ouvir a proposta do nosso novo governo, dessa nova plataforma que eles estão sugerindo, e nos dando espaço para que a gente também possa dar nossas sugestões. O meu objetivo em estar aqui é para conhecer quais as novidades para 2019 na nossa área”, disse.
O ex-delegado do CRC, Anilton Vieira afirmou que as mudanças que serão feitas pela Sefa são oportunas e importantes. “Vivemos numa era em que a inteligência artificial está chegando a todas as atividades profissionais. Não pode ser diferente com um ente governamental onde tem como finalidade a arrecadação tributária”, comemorou.
“Desejo à nova gestão atual que possa se manter nessa linha desse propósito não só agora, como também em todo o período. Desejamos sucesso”, concluiu o Anilton. (Karine Sued)