Correio de Carajás

Energia cara: Consumidores pedem apoio a Helder Barbalho

Consumidores querem apoio do Governo do Estado para a redução do valor das contas de energia elétrica no Pará. Foi o que externaram na vinda do governador Helder Barbalho e Marabá na última semana. O pedido foi feito pelo coordenador do Movimento Todos Contra a Celpa (MTCC), Alex Solino, que esteve na solenidade empunhando um cartaz em referência ao tema.

Os manifestantes (ele e mais um companheiro) foram notados e ganharam a atenção especial do governador Helder que os citou no discurso e respondeu sobre o que o seu governo já está fazendo para chegar a esse objetivo. O governador destacou que na mesma semana esteve em Brasília para discutir sobre a renovação do convênio entre a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) com a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon). A ideia é que o governo do Pará volte a ter poderes na fiscalização à concessionária.

“Viemos aqui fazer a lembrança ao governador Helder Barbalho para que ele possa firmar esse compromisso e lutar pela redução do valor da conta de luz. Pedimos para que ele venha estudar para tirar esses encargos de 7% que são cobrados indevidamente dos consumidores do Estado do Pará”, explicou Alex.

Leia mais:

A resposta do governador

Durante o seu discurso no Carajás Centro de Convenções e Eventos, em Marabá, o governador Helder Barbalho ouviu os manifestantes ali presentes e logo respondeu a eles sobre o andamento da negociação com as agências a respeito da redução da conta de energia e a melhoria dos serviços prestados.

“Esse é o primeiro passo para que nós possamos estar empoderados para fiscalizar o trabalho, o serviço, o preço e a qualidade da oferta de energia do Estado do Pará. Este é um passo para que possamos ter clareza das informações e que permitam o debate. Debate este que possa ter como resultado a melhoria da qualidade da energia e a diminuição do preço desta energia, que hoje pesa tanto no bolso de cada cidadão deste estado”, comprometeu-se o governador. (Karine Sued)