Ministério Público
A Corregedoria-Geral do Ministério Público do Estado do Pará (CGMP) está realizando ao longo desta semana inspeção nos cargos de promotores de Justiça no município de Marabá, sede da região administrativa Sudeste I. A atividade de rotina, prevista no calendário de ações de 2019, objetiva levantar informações sobre o funcionamento, regularidade e efetividade dos serviços ministeriais. A inspeção em Marabá começou no dia 11 com uma reunião entre os membros da CGMP e promotores de Justiça e servidores lotados no município.
Ministério Público II
Leia mais:Durante a inspeção, a Corregedoria avalia, entre outros aspectos, a gestão de documentos das promotorias e se os membros e servidores estão atuando de forma harmônica e coordenada para produzir resultados práticos para os cidadãos. Os subcorregedores-gerais do MPPA, Manoel Santino e Mário Falângola, coordenam os trabalhos. A inspeção acontece até o próximo dia 22 de fevereiro. Além de Marabá, os membros da Corregedoria irão inspecionar os cargos de promotores de Justiça nos municípios de Tucumã, São Félix do Xingu e Ourilândia do Norte.
Belo Monte
A polícia investiga o incêndio na área do galpão de almoxarifado da usina de Belo Monte, fato publicado aqui no CORREIO em sua última edição. Segundo a Norte Energia, empresa responsável pela usina, o fogo começou em um contêiner ao lado do galpão. Os bombeiros disseram que no local havia enorme quantidade de materiais inflamáveis.
Solenidade de posse
Será nesta sexta-feira, dia 15, às 20h30, no restaurante Tertúlia, a solenidade de posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim). O novo presidente para o biênio 2019/20 é Raimundo Júnior (Futuro Educacional).
Anapu
Uma missa relembrou os 14 anos do assassinato da missionária Dorothy Stang no dia 12, em Anapu, no sudoeste do Pará. A celebração contou com a presença do bispo Dom João Muniz, padres da prelazia do Xingu, dezenas de trabalhadores rurais e integrantes de várias organizações sociais.
Mostra de arte
Tem início nesta sexta-feira, dia 15, às 19 horas, a Mostra de Arte Mulheril, que terá lugar na Galeria Vitória Barros, no Novo horizonte. Nesse dia, além da abertura, uma roda de conversa. Fazem parte da mostra: Ana Laura Figueiró, Ceci Bandeira, Cinthya Marques, Diná, Évila Carolina, Fiama, Heldilene Reale, Joyce Ykeda, Mulheres de Barro, Natacha Barros, Paula Corrêa, Roberta Cruz Correia, Silvia Helena Cardoso e Suely Gomes. A mostra segue até 12 de abril.
Turismo
Um dos municípios mais vocacionados a esse setor no Estado, apenas em 2019 é que São Félix do Xingu está criando o seu Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Para isso, já convocou a sua 1ª Conferência Municipal de Turismo, que será nos dias 21 e 22 de fevereiro.