Correio de Carajás

Professores de São Domingos entram em estado de greve

✏️ Atualizado em 23/01/2019 09h47

Os servidores da educação de São Domingos do Araguaia estão em greve desde às 10 horas da manhã de ontem (21). Entre as reinvindicações, estão o atraso dos salários do mês de dezembro do ano passado, o plano de carreira e o não fechamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Castor Braga.

De acordo com a coordenadora geral do Sintepp (Sindicato dos Professores do Pará), Cleuzimar Gonçalves de Oliveira, o plano de carreira que está defasado. Segunda ela, no ano passado foi dada entrada em um projeto de lei do plano, porém não houve uma discussão com a categoria.

“Nós discutimos com os vereadores e solicitamos deles a inviabilidade do projeto, só que nos foi negado. Agora, estamos requerendo do governo a discussão do plano”, afirmou.

Leia mais:

Além disso, outro assunto pelo qual os professores estão em greve é o não fechamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Castor Braga. Segundo a coordenadora, a escola possui mais de 200 alunos e, pais e muitas pessoas da comunidade se uniram a eles para que o espaço não tenha as portas fechadas.

“Lá é uma escola com mais de 200 alunos matriculados, que ainda não tem prédio próprio, mas nós sabemos que o encaminhamento correto não é fechar a escola e sim providenciar um prédio da prefeitura. Estamos também na luta por isso”, explicou.

Os grevistas ocupam a Secretaria de Educação do município e ainda aguardam pelo posicionamento do secretário municipal de educação, Carlos Ricardo Rodrigues, que até o fechamento desta edição não fez nenhum contato com os professores.

Ainda segundo a coordenadora, eles receberam a Polícia Militar, que os questionou sobre o motivo da ocupação. Após a saída deles, um delegado da Polícia Civil também esteve no local para saber as informações. “O delegado disse que ia buscar um meio de viabilizar a nossa conversa com o secretário, mas nada foi feito”, informou.

Apelo

Perguntada pela reportagem do CORREIO sobre o período de pretendiam permanecer no prédio da secretaria, a coordenadora informou que a ocupação seguiria até as 19 horas da noite e que seria retomada hoje, a partir das 7 horas da manhã. “Foi decidido agora no final da tarde a nossa saída, mas amanhã voltaremos”, disse.

“A gente faz um apelo ao prefeito e ao secretário de educação, para que eles possam cuidar com mais zelo da educação do município, porque essa situação não é fácil para nós. Hoje seria o dia que os professores retornariam para as escolas, com seus projetos, mas devidos esses acontecimentos, estamos aqui, buscando uma solução para o nosso problema”, apelou.

O CORREIO tentou ao longo do dia e não conseguiu contato com a Prefeitura ou a Secretaria de Educação de São Domingos. (Karine Sued)