Correio de Carajás

Instituição anuncia novo sistema cooperativo de crédito com sede no Pará

SIS Capital nasce da fusão de duas cooperativas oriundas de sistemas diferentes, o que deverá contribuir para a cultura da nova instituição

Grupo de profissionais em reunião de negócios em torno de uma mesa com café da manhã na sede da Siscapital.
Executivos do banco reunidos com a imprensa local para anunciar a novidade/ Fotos: Evangelista Rocha
Por: Da Redação
✏️ Atualizado em 28/10/2026 15h46

A cooperativa que até agora atendia no Pará com o nome de Cresol Transamazônica está dando um novo passo: deixa essa bandeira, já conhecida nacionalmente, e cria seu próprio sistema cooperativo de crédito, que nasce no Norte do país, com ramo já no Sudeste e Nordeste, e com o nome de SIS Capital. O anúncio foi feito durante um café com a imprensa na agência de Marabá em 27 de outubro.

Representantes dos veículos de comunicação foram recebidos pelo vice-presidente do novo sistema, Arcílio Odoricio; pelo gerente da agência, Clodoaldo Alencar; e pela supervisora de Comunicação e Marketing, Gabriela Pacheco. Eles apresentaram detalhes da migração, que, segundo a instituição, foi autorizada pelo Banco Central e já está em implementação.

Arcílio, ao centro, ladeado por Gabriela e Clodoaldo, dá detalhes da nova instituição

Odoricio explicou que o SIS Capital resulta da união de duas cooperativas. Segundo ele, o sistema começa a operar com mais de 28 mil cooperados, 27 agências e aproximadamente R$ 500 milhões em ativos. A expectativa é chegar a cerca de 35 unidades de atendimento no primeiro semestre de 2027.

Leia mais:

A criação do SIS Capital reúne a Cresol Transamazônica e a Sicoob Coopvale. A operação, no entanto, não é apenas uma mudança de nome. Em 6 de janeiro deste ano, uma assembleia geral extraordinária conjunta aprovou a incorporação da Sicoob Coopvale pela Cresol Transamazônica.

O edital da reunião previa, entre outros pontos, a revisão do estatuto da cooperativa incorporadora e a ampliação de sua área de atuação para incluir os municípios atendidos pela Coopvale. O novo nome foi apresentado agora como a identidade do sistema formado a partir dessa união.

A Sicoob Coopvale tem uma trajetória iniciada em 1968, no Rio de Janeiro, com apoio da então Companhia Vale do Rio Doce. Criada originalmente para atender empregados da empresa e de entidades vinculadas, a cooperativa foi autorizada, em 2019, a atuar em regime de livre admissão, o que permitiu a entrada de pessoas e empresas sem vínculo com a Vale.

A instituição mantém presença no Pará, com unidades em Paragominas, Parauapebas e Barcarena, além de pontos de atendimento no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Maranhão. Em novembro, completaria 58 anos.

A Cresol Transamazônica, por sua vez, tem origem em Pacajá e nasceu no interior do Pará. A instituição era filiada até agora à Central Cresol Baser e se desenvolveu atendendo produtores rurais, agricultores familiares, pequenos e médios empreendedores e empresas da região.

A unidade administrativa funciona atualmente em Marabá, no Shopping Verdes Mares, onde também há uma agência de atendimento. Odoricio disse que o grupo avalia ampliar a presença para outros municípios, inclusive em localidades onde houve redução da oferta de serviços bancários.

O material distribuído pela instituição informa que o portfólio inclui contas correntes, cartões empresariais, cobrança bancária, aplicações financeiras, seguros e consórcios. Entre as opções de crédito listadas estão capital de giro, financiamento para investimentos, cheque especial, crédito rotativo e antecipação de recebíveis. A cooperativa afirma atender pessoas físicas, empresas e produtores rurais.

Cooperativa de crédito

Cooperativas de crédito são instituições financeiras formadas por pessoas ou empresas que se associam para utilizar serviços como contas, pagamentos, aplicações e empréstimos. Ao ingressar, o cooperado contribui com uma cota de capital social e passa a integrar a instituição. Diferentemente de bancos controlados por acionistas, a cooperativa pertence aos seus associados.

A gestão ocorre de forma democrática, por meio de assembleias. Em geral, cada cooperado tem direito a um voto, independentemente do valor que mantém na instituição. Ao fim do exercício, eventuais sobras financeiras podem ser destinadas a reservas ou distribuídas entre os associados, conforme as regras da cooperativa e as decisões aprovadas em assembleia.