O último dia 6 de janeiro, domingo, marcou a Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis, que se trata de uma manifestação cultural religiosa festiva, um tipo de catolicismo popular.
Em Marabá, a Folia de Reis está presente desde o início do povoado e no domingo a festividade foi celebrada em dois pontos da cidade: no Bairro Francisco Coelho (Marabá Pioneira), pela família da dona Zenith, organizada pela Senhora Ana Luiza da Silva; e na Folha 16 (Nova Marabá), pela família Barbosa, organizada pelas irmãs Aurenice, Auraci e Aurila (Lila).
Apoiando a manutenção e valorização do Patrimônio Cultural, a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) tem acompanhado e contribuído para o fortalecimento desses festejos.
Leia mais:A Folia de Reis é praticada em rememoração à passagem bíblica que se refere à visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus (o Messias) logo após o seu nascimento.
Vindos do oriente e guiados por uma estrela, os Reis Magos Melchior (também chamado Belchior), Baltasar e Gaspar encontraram o menino Jesus em Belém da Judéia, e ali se prostraram e o adoraram, e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
Festejadas entre os dias 24 de dezembro e 06 de janeiro – entre o Natal e à Epifania (dia de Santo Reis) -, as folias de Santos Reis surgiram na Europa e foram trazidas para ao Brasil ainda no século XVI e se firmaram nas comunidades camponesas. (Divulgação/FCCM)