Correio de Carajás

Condutor sem CNH é detido ao fazer manobras perigosas para fugir de abordagem

Gustavo Silva Costa foi encaminhado à Polícia Civil após ser flagrado pela DMTU dirigindo sem habilitação e com veículo adulterado, colocando vidas em risco.

Fachada da Delegacia de Polícia de São Domingos do Araguaia com uma árvore florida em frente
Por: Luiz Carlos Silva-Freelancer com informações de DMTU
✏️ Atualizado em 22/07/2026 17h05

Sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Gustavo Silva Costa foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de São Domingos do Araguaia, na noite de terça-feira (21), após fugir de uma abordagem do Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU).

De acordo com o órgão de trânsito, por volta das 21 horas equipes realizavam rondas ostensivas nas proximidades de um estabelecimento quando flagrou uma motocicleta Honda CG 150, de cor preta, realizando uma ultrapassagem em faixa de sinalização contínua, colocando em risco a segurança de motoristas e demais usuários da rodovia.

Ao constatarem a infração, duas viaturas iniciaram o procedimento de abordagem, acionando os dispositivos luminosos e sonoros e determinando a parada do motociclista. No entanto, o condutor ignorou a ordem e iniciou uma fuga pelo acostamento da rodovia.

Leia mais:

Durante a perseguição, o motociclista realizou diversas manobras consideradas extremamente perigosas. Segundo o DMTU, ele ultrapassou quatro carretas pelo acostamento, efetuou ultrapassagens em locais proibidos, avançou um semáforo com o sinal vermelho e conduziu o veículo de forma imprudente, colocando em risco a própria vida e a de outros condutores.

A abordagem só foi concluída na Avenida Duque de Caxias, na saída para Marabá, em frente a uma distribuidora. Após consulta aos sistemas de fiscalização, os agentes constataram que Gustavo não possui CNH. Durante a vistoria, também foi verificado que a motocicleta apresentava irregularidades mecânicas, incluindo escapamento adulterado, sem o sistema original de silenciamento, além da ausência do filtro e do mangote, produzindo ruído excessivo em desacordo com a legislação de trânsito.

Diante da desobediência à ordem legal de parada, da condução de veículo sem habilitação e das diversas infrações cometidas durante a fuga, o condutor e a motocicleta foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde foram apresentados para a adoção das medidas legais cabíveis. A equipe que fez a condução é composta pelos agentes José Carvalho, João Cruz e Geraldo.