Correio de Carajás

Helder tem posse em Marabá no dia 1º

Conforme amplamente anunciado, um ato público em Marabá na tarde deste dia 1º de janeiro de 2019 marcará a posse simbólica de Helder Barbalho e Lúcio Vale como governador e vice-governador do Pará. Quando aqui chegarem, eles já estarão efetivados nos cargos, por solenidade que terá lugar no plenário da Assembleia Legislativa, às 9 horas. Aqui em Marabá, o evento ocorrerá no teatro do Centro de Convenções, espaço de mil lugares, e terá apenas dois discursos, o de Helder e o do prefeito Tião Miranda, caso este compareça.

Uma reunião na noite de ontem, liderada pelo futuro secretário regional de Governo, João Chamon Neto, com líderes do MDB e de outros partidos, tratou dos últimos detalhes da estrutura do evento, marcado para começar às 15 horas. Helder virá de Belém de avião, junto com a sua comitiva e, na chegada ao Centro de Convenções, passará em revista à tropa da Polícia Militar (PM). Ontem (28) o comando do 4º BPM realizou um ensaio geral. Em seguida, os novos governador e vice entram no auditório, aonde já estará o público.

As portas vão estar abertas a qualquer pessoa da comunidade que queira acompanhar. Apesar disso, é esperado um batalhão de políticos e autoridades de todo o sul e sudeste do Pará. Prefeitos, vereadores, apoiadores da campanha devem comparecer. Daqui, Helder decola para Santarém, onde promoverá ato semelhante às 18h30.

Leia mais:

MAIS SOBRE A POSSE

No dia 31 de dezembro acontece a celebração religiosa com uma missa em Ação de Graças, celebrada pelo Arcebispo da capital, Dom Alberto Taveira, às 10 horas, na Catedral Metropolitana de Belém. Já no dia 1º de janeiro às 9h, acontece a posse oficial na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), e às 10h, será realizada a transmissão da Faixa Governamental, com cerimônia oficial em frente ao Museu Histórico do Pará, Palácio Lauro Sodré.

“Temos a responsabilidade de, daqui para frente, cuidar deste estado, cuidar de milhões de paraenses, e fazer com que a esperança do nosso povo se transforme em obras, serviços e qualidade de vida. É um novo tempo para o Pará. Tempo de mudança. Tempo de presença”, declarou o novo governador.

Helder foi eleito governador do Pará no dia 28 de outubro de 2018, vencendo as eleições no segundo turno com 55,43% dos votos (2.068.319 votos).

COMPROMISSOS

Para os próximos anos, o governador eleito promete fazer um governo presente nos 144 municípios paraenses, onde suas primeiras ações serão para combater a violência, afirmando que pedirá a convocação da Força Nacional de Segurança para auxiliar as polícias do estado. Na área da saúde o compromisso é a retomada de obras paradas como as dos Hospitais Regionais de Castanhal, Capanema, Itaituba, e Abelardo Santos, em Belém, além do neonatal em Santarém e Marabá. Helder também vai trabalhar na construção do Hospital Regional da Calha Norte, o primeiro Hospital Público da Mulher e do terceiro Pronto Socorro em Belém, para desafogar as unidades da 14 e do Guamá. Na educação a prioridade será a reforma e construção de novas escolas, com implantação de escolas em Tempo Integral para no mínimo 100, interiorizar o Ensino Superior através do Ensino Modular levando formação universitária a todas as regiões do Pará e investir na formação continuada e na valorização dos professores, incluindo a garantia de salários justos. (Da Redação)