Correio de Carajás

Entre aplausos e cobranças, “Câmara na Rua” marca novo diálogo com a população

Primeira edição do projeto itinerante da Câmara Municipal de Marabá reuniu centenas de pessoas, que cobraram melhorias em infraestrutura, saúde e saneamento para seus bairros.

Vereadores e comunidade reunidos na Usina da Paz durante o projeto Câmara na Rua em Marabá
Representantes dos bairros adjacentes ao Liberdade compareceram à sessão itinerante para diálogo com os vereadores/ Fotos: Adriano Moura
✏️ Atualizado em 15/04/2026 14h46

A Câmara Municipal de Marabá levou os trabalhos legislativos diretamente à comunidade na noite desta terça-feira (14), com a realização da primeira edição do projeto Câmara na Rua, na Usina da Paz. A sessão ordinária itinerante começou às 19h30, reuniu centenas de moradores e abriu espaço para que 12 representantes utilizassem a tribuna para apresentar demandas de seus bairros.

Presidente Ilker Moraes: “Tivemos apoio incondicional dos vereadores e adesão da comunidade”

Entre as manifestações, Antônio Sampaio, presidente do Instituto Comunitário Viver o Amanhã, no Bairro Bela Vista, relatou que a comunidade enfrenta lama, buracos, dificuldades de trafegabilidade, presença de animais peçonhentos e alagamentos durante o período chuvoso. Ele pediu que os vereadores cobrem do Executivo uma força-tarefa para recuperação das ruas do Bela Vista e também do bairro Infraero. Segundo ele, há 21 anos o bairro aguarda atenção do poder público, com acúmulo de lixo e exposição de crianças a doenças, além da ausência de um posto de saúde prometido em períodos eleitorais.

Morador do Novo Planalto, Ronaldo Mendes afirmou que a presença de vereadores no bairro costuma ocorrer apenas em época de eleição. Ele destacou a ausência de saneamento e pavimentação, além do excesso de promessas não cumpridas, e solicitou que a Câmara atue junto ao Executivo para viabilizar calçamento e melhorias, já que crianças enfrentam lama diariamente para chegar à escola.

Leia mais:

Alexandre Souza, morador do Independência há 38 anos, parabenizou a iniciativa do projeto por aproximar o Legislativo da população e pediu atenção para a pavimentação do bairro, lembrando que se trata de uma das localidades mais antigas de Marabá. Também do Independência, Jeane Souza solicitou a construção de um novo posto de saúde, apontou a falta de medicamentos, pediu obras de asfalto e destacou problemas com alagamentos e mato alto. Ela informou ainda que organiza um abaixo-assinado para cobrar melhorias para a periferia.

As estudantes da Educação de Jovens e Adultos da Escola Liberdade, Yara Rodrigues e Sara Oliveira, afirmaram que deixaram de frequentar a aula naquela noite para reivindicar dignidade para os moradores. Yara destacou a necessidade de contratação de médicos e compra de medicamentos, enquanto Sara criticou a coleta de lixo e pediu prioridade em investimentos essenciais, além de mencionar a falta de acesso à água tratada.

A estudante da EJA Yara Rodrigues faltou à aula para apresentar as demandas do Bairro Liberdade

Guiomar Pereira, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Amapá, relatou impactos das obras de ampliação do Aeroporto João Corrêa da Rocha, com água das chuvas invadindo residências. Segundo ela, 28 famílias sofrem com a situação e já houve perda de eletrodomésticos. Guiomar informou que o caso foi levado ao Ministério Público Federal e criticou a atuação da empresa responsável. Também cobrou o retorno do CRAS ao bairro, destacando dificuldades de deslocamento de moradores até a Velha Marabá.

Representando o Bairro Infraero, Santana Gomes afirmou que a comunidade enfrenta graves problemas de infraestrutura, com ruas praticamente intrafegáveis e dificuldades para circulação de ambulâncias. Leandro Damasceno, morador do Independência, reforçou as críticas à situação das vias em vários bairros e à falta de medicamentos, comparando com investimentos em eventos.

Irismar dos Santos, moradora do Independência, apresenta as demandas do bairro em que reside

Entre os vereadores, Ronaldo da 33 destacou o retorno das sessões itinerantes, lembrando experiências anteriores em 2012, e ressaltou a importância do horário noturno para ampliar a participação popular. Ele também informou que a Câmara conseguiu R$ 85 milhões para pavimentação urbana e rural. Jocenilson Silva sugeriu que o Executivo adote modelo semelhante, com gabinete itinerante do prefeito.

Marcelo Alves destacou a relevância do projeto e mencionou problemas antigos e novos apresentados pelos moradores do Núcleo Cidade Nova. Ele apontou a falta de máquinas para manutenção das ruas e relembrou os resultados da CPI do Salobo, que, segundo ele, garantiu R$ 115 milhões para ações socioambientais, incluindo pavimentação.

Marcos Andrade afirmou que tem apresentado requerimentos para atender bairros da Cidade Nova e ressaltou o compromisso de percorrer diferentes regiões para ouvir a população. Ubirajara Sompré disse que os vereadores têm buscado melhorias para áreas periféricas, mas enfrentam dificuldades em razão de vetos do Executivo.

Marcos Paulo reconheceu a quantidade de demandas apresentadas, citando desde falta de medicamentos até dificuldades de acesso a serviços como o CRAS. Ele criticou a comercialização de boxes da Feira da Laranjeiras antes da inauguração, destacando que produtores rurais não podem ser prejudicados.

Fernando Henrique afirmou que, mesmo conhecendo bem o município em seu segundo mandato, nem todas as demandas apresentadas ao Executivo são atendidas, o que gera frustração. Priscila Veloso, moradora do Bairro Laranjeiras há décadas, destacou a importância da aproximação com a comunidade e mencionou a espera pela construção da UBS Bela Vista, atualmente em processo licitatório, além de ações de saúde realizadas mensalmente.

O vice-presidente da Câmara, Pedrinho Corrêa, ressaltou a importância das sessões itinerantes e da participação das lideranças comunitárias, destacando que a função do vereador é fiscalizar e legislar. Ele apontou a regularização fundiária como uma das principais demandas da cidade e pediu que o Executivo avance na titulação de bairros.

Vinte dos vinte e um vereadores participaram do Câmara na Rua na primeira edição do projeto

A vereadora Vanda Américo destacou a necessidade de escuta permanente da população e afirmou que o Executivo deve cumprir promessas relacionadas a saúde, transporte e infraestrutura. Também chamou atenção para a situação de pessoas autistas que enfrentam dificuldades para acessar medicação adequada.

Cabo Rodrigo ressaltou o papel das lideranças comunitárias e informou que 19 novos ônibus devem chegar para reforçar o transporte coletivo. Ele também mencionou a previsão de chegada de 14 novos coletores de lixo e afirmou que a Prefeitura trabalha em uma compra emergencial de medicamentos, com apoio do governo do Estado.

O vereador Pacheco afirmou que as reivindicações apresentadas são recorrentes e disse já ter protocolado 78 requerimentos e ofícios sobre os problemas apontados, ainda sem atendimento integral. Dato do Ônibus destacou a importância de uma atuação participativa e disse esperar que as demandas sejam atendidas com rapidez.

A próxima edição do projeto Câmara na Rua está marcada para o dia 28 deste mês, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, no IPESP, Instituto Plantando Esperança e Colhendo Dignidade. (Fonte: CMM)