Um carinho ou uma pequena lembrança são capazes de transformar o Natal de pessoas que vivem frequentemente solitárias. Para animar o final de ano dos idosos que moram no Lar São Vicente de Paulo, em Marabá, a coordenação os fotografou segurando placas com a descrição daquilo que gostariam de ganhar de quem estiver disposto a dividir um pouco de amor.
Segundo a coordenadora, Rita Moreira dos Reis, os idosos têm pedidos específicos, mas em geral são coisas relativas. “Tem até quem pede um amigo! Só de alguém vir, passar um tempo, conversar, às vezes nem é só bem material, fazer companhia, já agrada muito eles. Tem quem pede roupas, sapatos, perfumes, tem um que estuda e pede mochila, material escolar. O ideal seria que as pessoas viessem para conhecer, conversar, passar uma tarde com eles”, comentou.
O lar, localizado na Folha 06, Nova Marabá, permanece aberto para as visitas em horário comercial. “Eles gostam muitas das visitas, ficam até mais felizes com isso que com os presentes em si”. Atualmente, a entidade sobrevive basicamente de doações da comunidade, além de apoio da administração pública que fornece atendimento de saúde aos idosos.
Leia mais:“Uma vez por mês fazemos bazar onde são vendidas roupas e produtos em geral com preços acessíveis para a comunidade. É uma forma de arrecadar recursos para cá. Inclusive, se as pessoas quiserem doar objetos para o bazar, nós aceitamos. A comunidade doa bastante produto de limpeza, higiene, alimentação, mas eles sempre precisam”, comenta.
Quem puder ajudar, pode entregar as doações diretamente no lar ou então entrar em contato pois há um motorista que busca os mantimentos uma vez na semana. Para tanto, basta entrar em contato pela página no Facebook – https://www.facebook.com/larsaovicentedepaulooficial/ – ou pelo número (94) 98186-5193. Para ‘adotar’ um idoso e presenteá-lo no Natal, basta seguir o mesmo trâmite. (Luciana Marschall)