📅 Publicado em 13/10/2025 10h55✏️ Atualizado em 13/10/2025 11h08
Em ato oficial realizado na manhã desta segunda-feira (13), no Cartório Eleitoral de Marabá, os votos da eleição para vereador no município em 2024 foram retotalizados, com o cancelamento dos sufrágios do partido Republicanos. Com o novo resultado, quem assume uma cadeira na Câmara Municipal é o jovem Marcos Paulo da Agricultura (PDT). A CMM será comunicada ainda hoje pela Justiça e o político será diplomado.
Quem deixa a CMM é Miterran Feitosa, único vereador eleito pelo Republicanos, mas que já avisou publicamente que seguirá recorrendo nas instâncias superiores. A cassação dos votos do partido está sendo efetivada após confirmação da sentença em segunda instância, no Tribunal Regional Eleitoral do Pará.

A recontagem
O ato desta segunda-feira foi presidido pela juíza Adriana Divina da Costa Tristão, titular da 23ª Zona Eleitoral, acompanhada da promotora de justiça Jane Cleide Silva Souza; dois membros da Junta Eleitoral; o advogado Fernando dos Santos Alves, representando a Subseção da OAB e a chefe do Cartório Eleitoral, Francinete Castelo Branco. Não apareceram representantes formais dos partidos, embora convidados.
O sistema foi aberto, usada a senha fornecida pelo Tribunal Superior Eleitoral e invalidados os votos do Republicanos, com ato contínuo de geração da nova redistribuição de votos. Não houve surpresa, e os demais vereadores da atual não foram afetados. De outro lado, também deu o que era esperado pelos advogados especialistas em Direito Eleitoral, com a efetivação de Marcos Paulo, que era o primeiro suplente geral.
Em entrevista ao Correio de Carajás ao final da solenidade, a juíza Adriana Tristão destacou que Marcos Paulo já pode retirar o diploma de vereador a qualquer momento no Cartório Eleitoral e não existe uma solenidade para isso.
Uma vez com o diploma em mãos, ele está apto a assumir o mandato, ato que deverá ter data e horário marcados pelo presidente da Câmara Municipal de Marabá. O Legislativo também será comunicado oficialmente pela Justiça para que tome as providências necessárias.
O novo vereador
Marcos Paulo Eleres, conhecido como Marcos Paulo da Agricultura (PDT), obteve 2.342 votos nas eleições de 2024, após uma campanha que mostrou muito volume e apoio. Antes disso ele teve atuação destaca na Secretaria de Agricultura de Marabá.