Nesta terça-feira, dia 04, a Central do Disque Denúncia do Sudeste do Pará divulgou o balanço das denúncias recebidas entre o início do ano de 2018 até a última segunda-feira, dia 03 de dezembro. No total, ativa desde 2010, o serviço já recebeu mais de 126.921 ligações.
Em comparação a 2017, foi registrado um aumento de 25% nas denúncias. Ao todo, foram 5.875 mil denúncias e 4 mil atendimentos, somando, neste ano, o total de 9.875 mil ligações.
Leia mais:Segundo o disque denúncia, o bairro que recebeu o maior número de registros foi o Núcleo Nova Marabá, com 29% do total, seguido do Núcleo Marabá Pioneira (7%) e Bairro Liberdade (4%), como mostra o gráfico abaixo.
Já em Parauapebas, o percentual de denúncias recebidas pelos bairros é mais descentralizado, sendo o bairro que lidera o ranking o Cidade Jardim, com 7%, seguido do Rio Verde, com 6%, e Bairro da Paz, também com 6%.
A poluição sonora está em 1º lugar dentre os crimes mais denunciados. Na 2ª posição aparece o Tráfico de Drogas, seguido de Reclamação por produtos ou serviços defeituosos, na 3º. Segundo o Disque Denúncia, 20 pessoas desaparecidas foram localizadas por meio de ligações à central.
Além disso, oito pessoas foram recapturadas pela Justiça e, com relação à apreensão de drogas, o serviço auxiliou a polícia a apreender 468 pedras de crack, 1.439 papelotes de maconha, quatro quilos e 202 tabletes. Além disso, a polícia apreendeu 173 criminosos graças às denúncias feitas à central.
O serviço informou, ainda, que as denúncias são anônimas, de caráter imediato e investigativo, e que é importante ressaltar as denúncias feitas pelo aplicativo do Disque Denúncia e pelo Whatsapp, que recebeu 27% do total de informações fornecidas neste ano. (Adriana Oliveira)