Logo depois de ter completado um ano de serviço em Marabá, a reportagem do Jornal Correio volta a entrevistar o motorista de Uber Janiel Braga, um dos primeiros a se cadastrar no aplicativo de transporte particular.
Muita coisa mudou nesses quase 400 dias, segundo motorista Janiel, entrevistado pelo Correio em 24 de novembro de 2017, dia em que o “app” começou a funcionar. O que mais chamou atenção dos motoristas em geral é a confiança que a população marabaense tem agora no Uber. Segundo Janiel, “antes as pessoas tinham medo porque era uma coisa nova, eu vi que o número de clientes mulheres aumentou consideravelmente, a maioria são mulheres que usam o aplicativo em Marabá”.
Ele completa: “Elas se sentem seguras em pedir pelo aplicativo, outras porque tem filho pequeno e ir pra parada de ônibus às vezes é difícil, ônibus demora, mototaxi não pode levar criança, às vezes mora longe da parada de ônibus e o Uber vai buscar na porta de casa”.
Leia mais:Segundo o motorista, a quantidade de clientes do serviço aumentou muito nesse período e a concorrência com outros apps de transporte particular é tranquila.
Já em relação aos taxistas, principais rivais dos motoristas de Uber, os conflitos diminuíram e a relação ficou mais pacífica. Janiel, que já foi intimidado por um taxista, diz que ainda há os que não aceitam e os que já até aderiram ao aplicativo, se cadastrando e fazendo corridas por meio dele.
Janiel, que faz de 25 a 30 corridas por dia, disse que um dos problemas mais enfrentados pelos motoristas é em relação à quantidade de pessoas no veículo. “Várias vezes já cheguei no local e tinha cinco, seis pessoas pra levar, eles não querem contar crianças como pessoas, só que é contado como passageiro; se tiver três adultos e duas crianças, então tem um passageiro sobrando”.
Outro grande problema para os motoristas de Uber é o tempo de embarque do passageiro. “Às vezes o passageiro chama o carro e não está pronto pra viagem ainda, e a gente tem um limite de cinco minutos pra esperar, se nesse tempo o passageiro não aparecer, o aplicativo fica disparando perguntando porque que não iniciou a viagem”, explica.
O motorista aconselha o passageiro a estar pronto quando fizer a solicitação do veículo, evitando, assim, a multa de cancelamento que é o valor da corrida. (Adriana Oliveira)