Alertar pais, professores e toda a população para o diagnóstico precoce e para os sintomas do câncer infantojuvenil. Este é o grande objetivo de uma ação que vai se tornando tradição em Marabá e que segue calendário nacional de apoio ao Hospital do Amor, de Barretos (SP). Foi a Caminhada “Passos que Salvam”, evento que levou centenas de desportistas e praticantes eventuais às ruas da Nova Marabá no dia 25 de novembro. A concentração foi em frente à Prefeitura Municipal, na Folha 31. Segundo os organizadores, a edição de 2018 foi um sucesso.
A caminhada “Passos que Salvam” é a principal campanha do Hospital de Amor e tem como objetivo despertar e informar sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, que é a maior causa de mortes por doença entre um e 19 anos de idade, e a segunda causa entre todas, perdendo apenas para o suicídio. Também faz parte da campanha a capacitação no Hospital de Amor em Barretos, a cada ano, de um médico e um enfermeiro de cada cidade participante, com o objetivo da descoberta precoce do câncer, pois esses sinais e sintomas são muito parecidos com os de outras doenças comuns, e o câncer nessa faixa etária é muito menos comum do que em adultos, representa 3% do total de casos, então muitas vezes é das últimas doenças a serem pensadas em uma consulta médica.
Essa campanha foi trazida há sete anos dos Estados Unidos, do Hospital Saint Jude, maior hospital oncológico americano e hospital irmão do hospital de Barretos, que hoje é também uma filial de lá, oferecendo tratamento aos pacientes com os mesmos protocolos de atendimento, mesmos medicamentos, com o que há de melhor em oncologia no mundo.
Leia mais:“Tudo que foi repassado do Saint Jude foi feito para termos chances de cura iguais às que eles conseguem, 90 à 95% dos casos, aqui tínhamos somente 50 à 55% e em 20% dos casos nossas crianças morriam sem saber que tinham câncer, se tratando de outras doenças devido aos diagnósticos errados. Então, foi construído o Hospital Infantil separado do hospital para adultos, foi criado um mundo mágico lá dentro, onde as crianças não querem ir para casa, com lanchonete, brinquedoteca, videogames, cinema, escola e agora tem também o Lar de Amor, com 32 apartamentos para as crianças ficarem morando gratuitamente com os pais e os irmãos e o hospital oferece um emprego ao pai durante o tratamento do seu filho”, explica o informe.
A corrida contou com atletas que disputam o circuito local e regional e teve premiações. Tudo foi cronometrado com equipamento especial. A organização foi elogiada pelos participantes. Porém neste evento, em especial, a caminhada tem um charme próprio ao reunir colaboradores, apoiadores da campanha pelo tratamento do câncer. (Da Redação)