Correio de Carajás

MP e Guarda Municipal debatem combate à violência e segurança pública

O encontro aconteceu no auditório do Plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas

Na manhã desta quarta-feira (15), representantes do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e a Guarda Municipal de Parauapebas estiveram reunidos para abordar temas referentes ao trabalho desenvolvido pelos agentes no município. O encontro foi realizado no auditório do Plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas.

A promotora Magdalena Jaguar foi a representante do MPPA, e durante a sua apresentação explanou questões relacionadas à atuação cotidiana da Guarda Municipal referentes à Lei Maria da Penha, Tráfico de Drogas, Código de Trânsito Brasileiro e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Além de abordar estes tópicos, os integrantes da GM tiveram as principais dúvidas respondidas pela doutora. Ao Correio de Carajás, Magdalena avaliou como “bastante produtivo” o encontro entre as instituições.

Além disso, foram abordadas as dificuldades enfrentadas pelos agentes da Guarda Municipal em casos concretos, como a quebra de medidas protetivas no contexto da violência doméstica.

Leia mais:

Durante a reunião foi sugerido que, em um próximo encontro, as duas varas criminais, representantes da Guarda Municipal e as autoridades policiais possam se reunir para discutir soluções e aperfeiçoar a atuação desses órgãos no atendimento à população.

À Reportagem, o comandante da Guarda Municipal de Parauapebas, Rogério Carvalho de Sousa, destacou que os agentes são promotores de segurança e justiça. “A gente vai fazer um alinhamento para que a gente possa atender a sociedade a contento”.

(Theíza Cristhine)