Correio de Carajás

Marabá ganha novo centro de atendimento para pessoas com deficiência visual

Prédio do CAP será inaugurado nesta sexta, em frente à Justiça Federal, no Núcleo Cidade Nova

A inauguração do novo CAP acontecerá na tarde desta sexta-feira (29)

Será inaugurado em Marabá, nesta sexta-feira (29), o novo prédio do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual e Baixa Visão (CAP) com oferta de diversos serviços. O evento ocorrerá a partir das 17 horas na Agrópoles do Incra, em frente à Justiça Federal, no Núcleo Cidade Nova.

O novo prédio é fruto de uma iniciativa da gestão municipal para fortalecer o atendimento a pessoas cegas e com baixa visão. Equipado com impressoras 3D, impressoras braille e um corpo técnico formado por professores mestres e doutores, o centro busca promover a inclusão social e oferecer autonomia aos alunos.

Entre os serviços oferecidos pelo CAP, que tem 20 anos de atuação no município, estão a produção de materiais ampliados e o ensino de mobilidade com bengala, para que os usuários possam desenvolver habilidades que os ajudem no cotidiano. Além disso, o órgão atua na inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

Leia mais:

O professor revisor de braille, e ex-aluno da instituição, Nacélio Madeiro, destacou a importância do espaço. “É uma satisfação ver Marabá com um centro exclusivo, totalmente acessível e que proporciona educação e inclusão”, comemora.

Nacélio Madeiro: “É uma satisfação ver Marabá com um centro exclusivo e totalmente acessível”

Os alunos de escola pública podem ser encaminhados para a instituição, bem como a comunidade em geral. As matrículas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas na sede do CAP.

INAUGURAÇÃO

A programação de inauguração contará com apresentações culturais realizadas por alunos com deficiência e professores, além de uma exposição de materiais pedagógicos produzidos no próprio centro. Toda a comunidade está convidada a participar do momento, como enfatiza o professor Nacélio Madeiro. “Contamos com a participação de todos aqueles que queiram conhecer o trabalho do centro”, diz.

MAIS AÇÕES

No sábado (30), o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Marabá (CMDPD) promove a 5ª Ação de Cidadania voltada exclusivamente para pessoas com deficiência. Com o tema “Construindo uma sociedade para todos”, o evento vai ocorrer das 8 às 13 horas na Escola José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira. A ação oferecerá uma série de atendimentos gratuitos voltados à população que possui alguma deficiência.

A ação acontece em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, mas que neste ano foi antecipada, como disse Nacélio Madeiro, atual presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. “É um evento pensado exclusivamente para atender às necessidades das pessoas com deficiência”, reforça.

Entre os serviços disponibilizados estão atendimentos jurídicos especializados, emissão de passe livre, emissão de cartão de estacionamento, além da segunda via do Registro Geral (RG).

De acordo com o presidente do CMDPD, a iniciativa busca centralizar serviços e facilitar o acesso às pessoas com deficiência. Ele ainda enfatizou a importância de levar documentos pessoais que comprovem a deficiência para a realização do atendimento, que é gratuito. (Milla Andrade)