A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta segunda-feira (14/10) que aprovou o uso da vacina contra mpox da farmacêutica Bavarian Nordic em adolescentes de 12 a 17 anos.
A aprovação, conhecida como pré-qualificação, foi concedida em 8 de outubro. Ela tem como objetivo facilitar o acesso às vacinas em situações de emergência.
A decisão da OMS foi tomada depois que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) aprovou, em setembro, o uso do imunizante em adolescentes.
Leia mais:Uma aprovação igual a esta foi dada pela OMS em setembro para o uso do imunizante em adultos. A vacina da Bavarian Nordic é distribuída com o nome de Jynneos.
Adolescentes são mais vulneráveis ao mpox
Crianças, adolescentes e pessoas imunocomprometidas são mais vulneráveis à infecção do vírus mpox. A doença causa sintomas semelhantes aos de uma gripe — febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, apatia e gânglios inchados — além de lesões na pele bem características, que podem ter pus.
A OMS declarou a mpox uma emergência global de saúde pública pela segunda vez em dois anos em agosto deste ano. A doença voltou a preocupar autoridades de todo o mundo depois de um aumento rápido de casos relacionados a uma nova variante do vírus na República Democrática do Congo e em países vizinhos.
(Metrópoles)