Nos últimos 3 meses, as equipes da Brigada de Incêndio da Defesa Civil de Marabá, em parceria com o Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), já atuou em 114 focos de incêndio no município. Só este mês de setembro, já foram 27 ocorrências realizadas. Para auxiliar no trabalho, o órgão utiliza dois veículos próprios: um caminhão-pipa com capacidade de 20 mil litros e uma caminhonete equipada para combate rápido. Atualmente, a equipe de combate a incêndios da Defesa Civil conta com 11 bombeiros civis.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, Marlivon Andrade, o início do período seco propicia altas temperaturas, o que aumenta a incidência de queimadas urbanas e rurais, geralmente causadas pelo próprio ser humano. Dessa forma, é necessária uma resposta mais rápida das equipes mediante as solicitações via disque denúncia. Além disso, a colaboração de todos é fundamental para manter a cidade livre de fumaça e proteger a saúde pública.
“A Brigada de incêndio tem somado bastante na atuação em Marabá contra as queimadas no período de seca. Mas a gente precisa reforçar que evitem queimada em qualquer situação, como lixo e vegetação nos quintais, pois caracteriza um crime. A fumaça não só polui o ar, mas também prejudica a saúde, podendo causar doenças respiratórias graves, então é importante evitar queimadas e quando houver, ligar imediatamente para nós”, reforça.
Leia mais:Serviço
Para realizar denúncias de queimadas o número da Defesa Civil é (94) 99173-7173. Para acionar a equipe de Brigadistas da Defesa Civil, o número é 193, que é uma ligação direta para o 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar em Marabá.