Correio de Carajás

Repórter Correio

TV e rádio

A coligação “Pra Marabá Avançar”, do candidato a prefeito Chamonzinho, terá o maior tempo de TV e de rádio na propaganda eleitoral obrigatória, com 05’06”77; seguido da “Todos pela Cidade”, do candidato Toni Cunha, com 02’43”38 e, depois a “Marabá Pode Mais”, de Dirceu ten Caten, com 02’09”85. A informação foi divulgada na tarde de quinta-feira (22), na reunião em que a Justiça Eleitoral em Marabá também sorteou a ordem de exibição dos programas dos candidatos.

TV e rádio II

Leia mais:

Presidiram o ato, o titular da 100ª ZE, o juiz eleitoral Caio Marco Berardo; a promotora de Justiça Mayana Queiroz e o chefe de cartório da 100ª, Marcus Tristão. A reunião faz parte do rito das eleições municipais e contou com representantes das coligações e também dos veículos de TV e de rádio da cidade, para discutir detalhes como a geração dos programas, entregas dos vídeos e dos arquivos de áudio pelos candidatos.

Horário Eleitoral

De acordo com o Calendário Eleitoral definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o chamado Horário Eleitoral Gratuito inicia no próximo dia 30 de agosto e segue até 3 de outubro. Para o 2º Turno (onde houver), a propaganda será exibida de 11 a 25 de outubro.

Ordem dos candidatos

No sorteio da ordem para o primeiro dia de propaganda majoritária, ficou definido que Dirceu ten Caten será o primeiro, com Toni Cunha em seguida, finalizando com o programa de Chamonzinho. Já quanto ao tempo a que cada um tem direito, a definição se dá pela soma de todos os partidos que compõem a coligação. Chamonzinho tem o maior arco de apoio, tendo a coligação composta pelos partidos: MDB, PDT, PP, PRD, PSB, PSD, Republicanos, Solidariedade, União Brasil e a Federação PSDB/Cidadania; Toni, que tem pouco mais da metade do tempo do adversário, tem três partidos: PL, Avante e Podemos; Já Dirceu ten Caten conta com apoio de PT, Psol, Rede, PCdoB e PV.

Futebol

O governador Helder Barbalho e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, anunciaram que Belém será uma das cidades candidatas à sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil. Na oportunidade também foi oficializada a capital paraense como sede da Supercopa do Brasil de 2025.

SuperCopa

A Supercopa reúne, em jogo único, o próximo campeão da Série A do Brasileiro e o vencedor da Copa do Brasil de 2024. A previsão é que o torneio seja disputado entre o final de janeiro e início de fevereiro. O anúncio de Helder Barbalho e Ednaldo Rodrigues foi realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro (RJ). A décima edição da principal competição de seleções do futebol feminino será a primeira disputada na América do Sul.

Advogado condenado

O juízo da vara de Combate ao Crime Organizado de Belém/PA condenou o advogado Linaldo Cardoso da Costa a 31 anos e oito meses de reclusão, além de 2.300 dias-multa, por facilitar comunicação entre membros da facção criminosa Comando Vermelho no Pará. O advogado utilizava dispositivos eletrônicos para transmitir mensagens entre membros da facção, incluindo aqueles que estavam presos e os que estavam em liberdade, conhecidos como “pombos-correios”.

Advogado condenado II

A investigação, realizada com o apoio do GAECO – Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, conseguiu reunir provas suficientes para demonstrar o envolvimento do advogado na facilitação da comunicação entre os membros da facção. A análise de dados extraídos de dispositivos eletrônicos apreendidos foi crucial para desarticular parte das operações da organização. Desta forma, o réu foi condenado a 31 anos e oito meses de reclusão e 2300 dias-multa, sem direito a recorrer em liberdade, por diversos crimes ligados ao tráfico de drogas e por integrar organização criminosa.

Interdição

A Prefeitura de Marabá anunciou que iniciou ontem (23), às 17 horas, e manterá até segunda-feira (26), às 19 horas, interdição total em trecho da Avenida V3, à margem da Folha 29, onde está em andamento a obra de construção de um novo espaço de lazer da Nova Marabá. “Recomenda-se que os motoristas evitem este trecho da Folha 29 durante o período de interdição e priorizem a passagem pela BR-222, em frente ao Shopping ou pela VP-07 próximo à Praça da Criança. Outra alternativa é pelo interior da Folha 29, próximo à Escola Globo saindo na BR-222, próximo a Revemar Motocenter”, diz o informe.