Marabá
Com o fechamento do período para convenções partidárias, finalizado nesta segunda-feira (5), Marabá terá apenas três candidatos a prefeito em 2024: com Dirceu ten Caten, pelo PT; Chamonzinho, pelo MDB e Toni Cunha, pelo PL. Ao contrário de anos anteriores, o PSol não terá candidato de cabeça de chapa.
Outros municípios
Leia mais:Em Parauapebas, os principais candidatos realizaram suas convenções e serão quatro na urna: Graziele Ribeiro, pelo PSD; Dr. Felipe, do PL; Rafael Ribeiro, do União Brasil e Aurélio Goiano, do Avante.
Outros municípios II
Em São João do Araguaia, a atual prefeita, Marcella Cristina (Progressistas), vai enfrentar Neusinha Martins (MDB). Em Brejo Grande do Araguaia, o ex-prefeito Marcos Baxim foi efetivado candidato pelo Progressistas. Em Curionópolis, até ontem à noite apenas o MDB havia registrado candidatura ao governo, com a atual prefeita Mariana Chamon, para reeleição.
3ª Entrância
Será nesta quarta-feira (7) a sessão no Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Pará para análise do processo administrativo de elevação das Comarcas de Marabá, Santarém e Ananindeua para a classificação judiciária de 3ª Entrância. “A sociedade de Marabá e região necessita que sejam efetivadas medidas de celeridade na proteção dos direitos de cidadania”, disse o presidente da OAB em Marabá, ao anunciar que estará em Belém acompanhando a sessão.
Eleições
Em carta enviada nesta segunda-feira (5) aos partidos políticos, entidades de defesa dos direitos humanos propõem medidas para o enfrentamento à violência política de gênero e raça nas eleições de 2024. O documento é assinado pelo Instituto Marielle Franco, movimento Mulheres Negras Decidem, Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Eu Voto em Negra, Justiça Global, Terra de Direitos, Observatório de Favelas, Coalizão Negra por Direitos, Instituto Alziras e Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas.
Eleições II
Os movimentos defendem maior presença de mulheres negras e periféricas defensoras dos direitos humanos no poder. “E precisamos que elas não sejam interrompidas! Nestas eleições de 2024 temos a oportunidade de garantir que as Câmaras de Vereadores e as prefeituras das nossas cidades tenham mais mulheres, pessoas negras e faveladas que defendem nossos direitos, para que os espaços de tomada de decisão tenham mais a cara do povo”, destaca a carta assinada por mais de 1,5 mil pessoas.
Alta temperatura
A estiagem e as altas temperaturas devem chegar ao seu ápice na próxima semana nas regiões sul e sudeste do Pará. É o que aponta dois monitores de acompanhamento metereológico do Brasil, o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) e o MetSul Metereologia. A temperatura mais alta deve chegar ao município de Santana no Araguaia com previsão de 44°C no dia 12, uma segunda-feira.
Alta temperatura II
Marabá e Parauapebas, as duas principais cidades da região de Carajás também chegam ao limite do tempo seco e quente. Essas altas temperaturas devem chegar no final de semana do Dia dos Pais e do encerramento das Olimpíadas de Paris 2024. Agosto tem tudo para ser um dos meses mais quentes da história na região, combinando fenômenos que levam a uma baixa umidade, ventos muito fracos e temperaturas elevadas.
Alerta amarelo
Toda a região Sul do Pará está sob alerta amarelo de baixa umidade — o terceiro mais grave na escala do Inmet —, com índices de 20% a 30%. Essa condição já pode afetar a saúde das pessoas mais sensíveis, demandando hidratação intensa. O recomendável é evitar exposição ao sol nos horários mais secos. Há ainda risco de incêndios florestais e agravamento de queimadas provocadas por ação humana. As informações são do portal Fato Regional.
40 graus
Até a começo da semana que vem, os 15 municípios da Região de Integração do Araguaia devem passar por temperaturas que estarão abaixo dos 40 graus, pelos sistemas do MetSul. Os dados, como explica a empresa de geração de informação sobre meteorologia, são com base em dados matemáticos dos sistemas. Podem ocorrer variações. As temperaturas em Marabá devem chegar a 40 graus nos dias 10 (sábado), dia 12 (segunda-feira) e dia 13 chega a 41 graus (terça-feira). Enquanto isso, os dias mais quentes em Parauapebas devem ser na sexta (9), sábado (10), segunda (12) e terça (13) aonde a temperatura chega a 39 graus.