Correio de Carajás

Pará: Helder garante segurança

Deve acontecer ainda nesta terça-feira (30/10) o primeiro contato entre as equipes do governador eleito, Helder Barbalho (MDB) e do atual governador Simão Jatene (PSDB) para a formação do núcleo de transição de governo. O medebista foi eleito no domingo para governar o Estado a partir de 2019, com 2.068.319 de votos, derrotando o candidato apoiado por Jatene, Márcio Miranda (DEM), nas urnas. Em suas primeiras entrevistas, Helder disse ter dimensão da imensa responsabilidade por ter recebido um voto pela mudança, desbancando um grupo político que domina o cenário estadual há duas décadas. Ele diz ter exata noção do recado das urnas e da expectativa que o eleitor tem na sua gestão.

Helder liderou de ponta a ponta as eleições, sempre na liderança, tendo sido também o líder no primeiro turno. No final a pesquisa Ibope da noite de sábado (27) acertou o cenário, com variação dentro da margem de erro. Dos quase 5,5 milhões de eleitores do Pará, 4.218.043 compareceram, porém a abstenção foi alta: 23,29% dos paraenses. Outros 60.908 votaram em branco e 302.178 anularam.

“O povo paraense me dá a oportunidade e a honra de merecer o voto e a confiança em exercer o cargo de governador do Estado do Pará. Conforme me comprometi no processo eleitoral, o meu primeiro ato como governador será solicitar à União o reforço de tropas da Força Nacional de Segurança no Pará, para somar esforços com a Polícia Militar e Polícia Civil”, disse o futuro governante, sobre uma de suas preocupações, a segurança pública. Ele disse ontem já ter solicitado uma reunião com o presidente eleito Jair Bolsonaro para os próximos dias.

Leia mais:

Durante toda a campanha, Helder denunciou a precarização do sistema de segurança pública do Pará e os índices crescentes de assassinatos, com morte de pessoas inocentes, bandidos e até de policiais.

OBRAS

Questionado sobre obras, Helder disse que primeiramente concluirá todas as obras paradas ou que estão em ritmo lento no atual governo, respeitando a verba pública já aplicada até agora. Segundo ele, é uma vergonha que tais obras estejam inconclusas, como é o caso de ampliações de hospitais regionais. “Não haverá obra parada ou abandonada na minha gestão”

Prometeu, ainda, investir em escolas de tempo integral, estrutura para a Segurança Pública, construir o hospital regional da Calha-Norte, um hospital específico para atendimento à mulher, um novo pronto-socorro em Belém e um neonatal em Marabá. “Não é apenas a construção desses equipamentos, mas, por tabela, abrir postos de trabalho na construção civil, com essa demanda”.

CAMINHADA

Nos vinte dias da campanha do 2º turno das eleições Helder Barbalho, participou de caminhadas, carreatas, reuniões e encontros com políticos, lideranças comunitárias e ouviu os anseios do povo de todas as regiões do estado.

Helder ao lado do vice, Lúcio Vale, e de deputados e senadores eleitos, percorreu diversos municípios que sonham com a esperança de um Pará com saúde, educação, segurança e saneamento de qualidade.

O Programa de Governo “O Pará daqui pra frente” traz um olhar mais atento a uma sociedade de direitos, com crescimento inteligente, baseado no trabalho com responsabilidade e gestão pública presente em todos os cantos do Pará o que deu esperança aos paraenses ao longo da campanha.

Saiba Mais

Helder Barbalho concorria pela coligação “O Pará Daqui Pra Frente”, com os partidos MDB, PR, PSC, PSD, PP, PTB, PROS, PSL, PHS, PRB, PMB, DC, Patriota, Podemos, PTC e Avante.

Conheça quem é o novo governador do Pará

Helder Zahluth Barbalho nasceu em Belém do Pará, em 18 de maio de 1979. Ele é graduado em Administração no ano de 2002, pela Universidade da Amazônia (Unama), em Belém, e pós-graduado na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, com o título de MBA Executivo em Gestão Pública. No ano 2000, foi o vereador mais votado de Ananindeua com 4.296 votos. Dois anos depois, se elegeu deputado estadual, também o mais votado, com 68.474 votos.

Helder assumiu a Prefeitura de Ananindeua, terceira maior cidade da Amazônia, com 25 anos de idade, em 2005, tornando-se o prefeito mais jovem da história do Pará. Ainda como prefeito de Ananindeua, assumiu a presidência da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep).

Em 2008 foi reeleito à prefeitura de Ananindeua, no 1º turno, com 93.493 mil votos.

Helder atuou nos últimos anos como Ministro da Pesca e Aquicultura, Ministro da Secretaria Nacional dos Portos e Ministro da Integração Nacional. Foram quase 700 milhões de reais em investimentos ao Pará conseguidos através de Helder Barbalho quando foi ministro do Brasil.

Ele é casado com Daniela Lima Barbalho, com quem tem três filhos. É filho do senador Jader Barbalho e deputada federal Elcione Barbalho. No primeiro turno da eleição 2018, Helder Barbalho ficou em primeiro lugar com 47,82% dos votos válidos. (Da Redação)